Trabalhos publicados no III WEIT

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro ocorreu o terceiro Workshop-Escola de Informática Teórica, no Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste evento foram publicados os seguintes trabalhos do grupo EXP-PC:

• Pensamento Computacional no Brasil: O Estado da Arte.
Apresentador: Yuri Weisshahn

Neste trabalho é apresentado relatos de projetos na área do Pensamento Computacional, com foco no ensino fundamental e médio, que tiveram resultados publicados nos principais veículos de Informática na Educação no Brasil. Com base na pesquisa apresentada neste trabalho, foi possível perceber que pouco se fez no território nacional para o ensino de Pensamento Computacional no contexto escolar brasileiro, tendo em vista ao pequeno número de material encontrado acerca do tema. Entrementes, todos versam o Pensamento Computacional objetivando sempre a desenvolver o raciocínio computacional e lógico em crianças e adolescentes. Os primeiros indícios da presença do Pensamento Computacional foram encontrados em Anais de eventos a partir de 2010, onde a cada ano posterior, pôde-se perceber um considerável aumento de número de projetos envolvendo o PC.

• Relato sobre o ensino de algoritmos a estudantes do quinto ano do ensino público fundamental.
Apresentador: Gustavo Santos

Este artigo apresenta um relato sobre a experiência de extensão universitária com o objetivo de lecionar programação a alunos do quinto ano do
ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas. A metodologia foi baseada na combinação do método tradicional de ensino de programação com a técnica conhecida como “Computação Desplugada”, que visa lecionar conceitos de computação sem o uso de computador. Além da ideia de Computação Desplugada, foram utilizadas ferramentas modernas para auxílio pedagógico, como Scratch e A Hora do Código.