>

Capacitação de professores em emergências pediátricas

Pediatras da Faculdade de medicina realizam atualização em atendimento de emergência: PALS (pediatric advanced life suport) no final de semana (6 e 7 de junho). Patrocinado pela UNIMED Pelotas o curso é uma capacitação para atendimento de emergências pediátricas.

Pediatras da Faculdade de medicina realizam atualização em atendimento de emergência: PALS (pediatric advanced life suport) no final de semana (6 e 7 de junho). Patrocinado pela UNIMED Pelotas o curso é uma capacitação para atendimento de emergências pediátricas.

pals2

publicado em 12 de junho de 2015 às 09:55

>

Obesidade Infantil

A obesidade infantil é um problema sério como muitos de nós já sabemos e percebemos pelos pequenos que veêm ao serviço da universidade para consulta, com a publicação de artigos nos últimos anos sobre essa patologia e sua relação com a programação metabólica, ficamos cada vez mais preocupados com o tratamento e prevenção desta que atinge mais de um terço dos pequenos entre 5 e 9 anos no Brasil (IBGE – POF 2008-2009).

A avaliação contínua e precisa destas e de todas as crianças é ponto-chave para solução deste panorama. Neste artigo do Pediatrics são apresentadas os resumos dos tópicos abordados na Conferência de Prevenção da Obesidade Infantil de 2003: http://pediatrics.aappublications.org/content/114/Supplement_3/1146.full . Neste ano, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul lançou sua campanha de combate a obesidade que em breve estará nos veículos de comunicação gaúcho. Nesta metanálise http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n3/v80n3a04.pdf publicada no Jornal de Pediatria em 2004 temos algumas sugestões que podem ser mais eficazes no aconselhamento e tratamento da criança acima do peso.

Nos adolescentes, além da situação de risco de saúde, há a falta de aceitação do corpo e as demais mudanças que estão o acomentendo, a Sociedade Brasileira de Peditria orienta aqui, http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=52&id_detalhe=1035&tipo=D , como deve-se direcionar a anamnese, a avaliação, bem como a orientação alimentar específica para este paciente mais exigente.

Lembre-se que o diagnóstico é feito pela medida do IMC, juntamente com seu valor plotado na curva com percentil entre 97 e 99,9 correspondente ao sobrepeso e maior que 99,9 à obesidade em pequenos de 0 a 5 anos.

Sendo que este ponto de corte cai na idade de 5 a 10 anos, o primeiro de 97 a 99,9 obesidade e o segundo maior de 99,9 obesidade grave e sobrepeso indicado pela faixa de 85 a 97, sendo estes últimos critérios idênticos aos aplicados em adolescentes de 10 a 19 anos.

publicado em 7 de outubro de 2012 às 21:06

>

Calendário vacinal

Pessoal,

vocês já viram o calendário novo de vacinação? O minitério da saúde anunciou a adição das vacinas pentavalente e inativada da Polio (SALK), fazendo com que os pequenos possam tomar mais vacinas de uma vez e consequentemente aumentar a adesão dos mesmos e de sua famílias às campanhas.

Nesse link: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/6633/162/ministro-lanca-campanha-para-atualizar-caderneta-de-vacinacao.html , vocês encontrarão o detalhamento das mudanças, o novo calendário, bem como a nova caderneta de vacinação.

Não nos esqueçamos que conferir a carteira de vacinação em todas as consultas pediátricas é fundamental para a saúde desses pequenos cidadãos.

 

publicado em 12 de setembro de 2009 às 23:43

>

Olá, pessoal

Este site está sendo criado pelos pediatras (professores e técnicos) da faculdade de medicina. Um dos objetivos é divulgação do conteúdo teórico e prático (aulas, programação, seminários) para os alunos do sétimo semestre que estiverem cursando a cadeira de pediatria.

Colocaremos também a disposição sites de interesse na área pediátrica, folders educativos para utilizar durante as consultas (entregar para os pais) e novidades na área.

Os horários de funcionamento dos ambulatórios de pediatria serão divulgados, assim como projetos de pesquisa dos professores e alunos na área.

Aguardem

Professora Denise Marques Mota

publicado em 2 de dezembro de 2008 às 23:27


Conteúdo

Arquivo de notícias

Links