Para contribuir

Esclarecimentos para participação

Poderão participar estudantes, professores e técnico-administrativos em educação e a comunidade externa mediante o preenchimento do formulário próprio.
A contribuição poderá ocorrer de forma individual ou coletiva e o envio do formulário deverá conter a identificação do remetente.

Das contribuições

Para contribuir na proposta de PDI faz-se necessária a leitura do material de referência (PPI e PNE), utilizado para a sua elaboração.
Toda a contribuição deverá vir justificada com base no PPI e no PNE e poderá ser feita em duas modalidades:

Emenda aditiva: quando a (o) proponente considerar insuficiente a proposta de PDI em análise e apresentar contribuição com vistas a suprir a insuficiência constatada (novos objetivos  – estratégico ou específico, e neste último caso de ações vinculadas ao novo objetivo proposto).
Nota: Proposta de adição de novo objetivo específico somente será considerada se contiver ações com vistas a realizá-lo.

Emenda supressiva: quando a (o) proponente considerar incompatível com o PDI ou PNE algum objetivo (estratégico ou específico) ou ação contida na proposta de PDI em análise e apresentar contribuição com vistas a suprimir a incompatibilidade constatada.
Nota: a proposta de supressão de objetivo específico implica na supressão das ações a ele vinculadas.

Do tratamento dado às contribuições

  • As contribuições recebidas serão analisadas quanto à compatibilidade com o PPI e com o PNE;
  • Aquelas que atenderem aos requisitos de compatibilidade, exequibilidade e relevância serão incorporadas ao PDI e adequadas à forma de redação do texto;
  • As contribuições não incorporadas serão justificadas e disponibilizadas para conhecimento dos seus proponentes por um período pré-determinado, assegurada possibilidade de diálogo entre estes e o grupo de redação do PDI;
  • As contribuições mesmo que não incorporadas ficarão disponíveis aos dirigentes para que possam ser consultadas ao longo do processo de trabalho.

Próximos passos para aprovação do PDI

Após o diálogo com os proponentes, a proposta de PDI será encaminhada ao coletivo de dirigentes para validação e, posteriormente, ao CONSUN para análise e deliberação.

Para participar acesse: quero contribuir.