Metodologia

A partir da delegação de responsabilidade pelo CONSUN, os gestores da UFPel tiverem vários encontros para estabelecer as referências, o conteúdo, a metodologia e o cronograma de trabalho. Foi reafirmado que, conforme deliberação do CONSUN,  a proposta de PDI seria elaborada tendo como referência o PPI vigente, dado que ele define a identidade institucional, os princípios e compromissos da UFPel.
Sendo o PPI o documento que baliza o PDI e o Plano Nacional de Educação – PNE, o documento que define as políticas e prioridades para a educação nacional, os gestores indicaram a necessidade de se ter uma compreensão coletiva desses documentos.  Dois eventos, então, foram realizados:

Evento 1

Data: 6 de abril de 2015
Tema: O cenário da educação e o Plano Nacional de Educação
Palestrante:
Profa. Dra. Fátima Cóssio (UFPel)

Evento 2

Data: 7 de abril de 2015
Tema: O Projeto Pedagógico da UFPel
Palestrante:
Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha

 

Imediatamente a estes dois eventos foi realizada oficina, organizada pela PROPLAN/UFPel, na qual os dirigentes, por consenso, fixaram os objetivos estratégicos para os próximos 5 anos, tendo o compromisso da Universidade com os interesses coletivos como o princípio orientador.
A opção metodológica adotada nesta etapa foi a de eleger grandes temas, atribuindo a cada um objetivos e ações necessárias e suficientes para realizar os objetivos estratégicos, aproximando a UFPel da situação anunciada no PPI. Os temas eleitos foram: gestão institucional, gestão acadêmica: ensino, pesquisa e extensão, assistência estudantil, gestão de pessoas e infraestrutura. Cada tema foi trabalhado por um grupo. Tendo sido validadas pelo coletivo de gestores, as propostas foram analisadas por um grupo revisor quanto à coerência, à suficiência e à relevância das propostas para a realização do PPI, bem como para alinhar a UFPel aos objetivos fixados no PNE.

O resultado do trabalho do grupo revisor foi apresentado ao conjunto de gestores, sendo validado para ser levado à consulta pública.

Conheça mais acessando o link abaixo:

3. Proposta