Introdução

Está aberta, até 14 de outubro, a Consulta Pública à comunidade sobre a proposta de texto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel. Assim, a comunidade pode apreciar o documento e registrar sugestões ou alterações, que podem ser feitas nesta página. Ao final deste processo, o texto de PDI será submetido ao Conselho Universitário (Consun).

Poderão participar estudantes, professores e técnico-administrativos e a comunidade externa, mediante o preenchimento do formulário. A contribuição pode ocorrer de forma individual ou coletiva e o envio do formulário deve conter a identificação do remetente. Após o diálogo com os proponentes, a proposta de PDI será encaminhada ao coletivo de dirigentes para validação e, posteriormente, ao Consun para análise e deliberação.

“Estaremos, ao longo destas três semanas, vivendo um momento ímpar em nossa instituição, quando cada um e cada uma pode, através de sua reflexão e compreensão de mundo, analisar, avaliar e propor medidas que sejam capazes de, por um lado, abarcar a riqueza de pontos de vista sobre a UFPel e, por outro, estabelecer coletivamente o futuro que nossa instituição almeja e quer construir para si”, avaliam o reitor Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante, na apresentação da proposta de texto para o PDI.

O PDI é o documento que define os objetivos estratégicos gerais da Instituição e suas ações e deverá valer por cinco anos. O Plano está sendo trabalhado desde março e foi construído pelo grupo formado pelos diretores das Unidades e os gestores ligados à Administração Superior.

Para o início dos trabalhos, o grupo participou de um Seminário que discutiu os novos rumos da Universidade Pública e resgatou a história da UFPel. No início de abril, os objetivos estratégicos foram apontados. No mesmo mês, o grupo definiu os eixos temáticos com o objetivo de agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento.

Nesta etapa, o grupo foi dividido para trabalhar os eixos temáticos Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Gestão Institucional, Planejamento e Avaliação. Em maio, o trabalho realizado pelos pequenos grupos foi apresentado e disponibilizado, via Cobalto, para sugestões do grande grupo. Em junho, uma comissão foi formada com o objetivo de analisar e compatibilizar o trabalho realizado pelos grupos temáticos.

O trabalho da Comissão foi finalizado em julho e apresentado aos diretores e gestores. Nesta etapa, outra comissão foi formada para pensar a metodologia de Consulta Pública. A elaboração do PDI é feita ao mesmo tempo em que a Constituinte Universitária atua na redação de documentos como os novos Estatuto e Regimento Geral e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPel.

A UFPel e o PDI

A Constituição Federal estabeleceu a autonomia como uma condição para que a universidade possa cumprir o papel que a sociedade lhe atribui. Tendo legitimidade para o exercício desse papel e autonomia para exercê-lo, a universidade assume a responsabilidade e formar cidadãos e de produzir conhecimentos que devem estar comprometidos com a construção de uma sociedade justa e inclusiva. Compromissos esses que exigem uma intencionalidade expressa em um projeto institucional e coletivo que defina valores, compromissos, objetivos e ações.

A UFPel foi criada pelo Decreto-Lei nº 750, de 8 de agosto de 1969 e a sua natureza social foi anunciada em seu Estatuto. Na década de 80, alinhadas com a luta pela redemocratização do país, as comunidades acadêmicas das universidades federais fizeram um denso debate sobre a universidade pública e seus compromissos. Estes movimentos motivaram a comunidade da UFPel, no final da década de 80 e início da década de 90, a desencadear um processo de reflexão coletiva com o objetivo de reconhecer a universidade que se tinha e anunciar a universidade que se sonhava ter. Em 1991, estudantes, professores e técnico-administrativos em educação produziram o primeiro Projeto Pedagógico da UFPel. Em sua capa o Projeto trazia o anúncio de que ele pretendia ser o caminho entre o sonho e a realidade, na construção de uma nova universidade.

Na década seguinte institui-se um novo movimento com o objetivo de atualizar o Projeto Pedagógico da UFPel tendo em vista as mudanças em curso na sociedade e na educação. O documento síntese dessa nova etapa foi finalizado em 2003 e está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://wp.ufpel.edu.br/pdi/ppi-projeto-pedagogico-institucional/.

A despeito do Projeto Pedagógico – PPI viger há mais de duas décadas, a UFPel não avançou para, a partir dele, elaborar o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

No PDI devem estar explicitados os compromissos coletivos e os esforços a serem feitos para, continuamente, aproximar a Universidade existente daquela sonhada e anunciada no seu Projeto Pedagógico.