Início do conteúdo
Home

unnamed

QRCODE Patrimônio UFPEL é projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, coordenado pelos professores João Fernando Igansi Nunes e Francisca Ferreira Michelon, desenvolvido pelo acadêmico do Curso de Design Digital Gustavo Stefani (bolsista PREC).

O patrimônio cultural edificado da UFPel ocupa área extensa, caracteristicamente inserida na malha urbana e que se encontra, em grande parte, aguardando intervenção. Algumas fachadas dos exemplares patrimonializados foram isoladas com tapumes, por questões de segurança.

Outras fachadas estão recebendo intervenções aleatórias frequentes no cenário urbano contemporâneo, mas que podem, dependendo do modo como são feitas, reverter em danos para o reboco dos edifícios. Deste modo, ou as fachadas ficam guardadas atrás de amplos painéis ou, eventualmente, são preenchidas com grafites. Este projeto intenciona reverter esta circunstância, ocupando os tapumes e fachadas, bem como gerar outros, com intervenção artística da comunidade acadêmica e comunidade externa, anexando neste espaço um QR code para cada edifício. Anela-se à proposta a criação deste site e, como decorrência, outras ações de registro e divulgação do patrimônio cultural da UFPel.

botao