Ementa

Fundamentos conceituais e metodológicos da prática de projeto de arquitetura. Estudo das relações entre programas de necessidades, sítios e locais e seus entornos naturais e construídos, e a constituição do espaço arquitetônico. Estudo da arquitetura dos edifícios de uso coletivo de alta densidade destinado a atividades comerciais e prestação de serviços, considerando os aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais, estéticos e urbanos.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades e adquirir competências para a elaboração de projetos de arquitetura, através de exercícios de interpretação e aplicação de diretrizes físico-ambientais (normas, regulamentos, legislação, programas arquitetônicos, caracterização do entorno) com o aporte de teorias da arquitetura e metodologias de projeto. Desenvolver a capacidade crítica e de tomada de decisão diante dos problemas arquitetônicos, do processo de projeto e de suas implicações.

Objetivos Específicos

Ampliar o repertório de modos de expressão, representação e métodos de desenvolvimento de projetos em arquitetura através de exercícios de projetos de edifícios de alta densidade.

Planejar a organização espacial e a configuração do edifício a partir de intenções e critérios de projeto que considerem os condicionantes ambientais, a linguagem estética e a implantação urbana.