Sobre

A Ouvidoria, canal de comunicação entre o cidadão e a Instituição, tem como base de suas ações os pressupostos consagrados na Constituição Federal que são Legalidade, Legitimidade, Imparcialidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (com Eficácia) e serve como mediadora dos interesses do cidadão junto ao Estado, devendo primar pela realização dos direitos do cidadão, garantindo atendimento de excelência às manifestações acolhidas, no sentido de dar transparência às ações da Academia e de fortalecer e aprimorar constantemente a consecução de políticas e de serviços públicos.

Tendo a participação social como meta a realizar-se no Estado Democrático de Direito, estreitando as relações entre a sociedade e o Estado, permitindo que a cidadania participe das (e controle as) políticas, serviços, etc., a Ouvidoria não constituir-se-a como órgão responsável por apontar defeitos e sim como parceira do “controle social da qualidade do serviço público, auxiliando na busca de solução para os problemas existentes na Instituição” (CGU/OGU, 2012, p. 17).

A Ouvidoria na Universidade é uma forma de valorizar espaços de integração da sociedade na gestão estratégica, voltada para ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados, no sentido de possibilitar ao Gestor acesso a informações colhidas junto aos usuários abarcados pela ação do poder público e, de posse dessas, traçar estratégias de mudanças estruturais e nas práticas da Instituição.

Nesse sentido a Ouvidoria funciona como parceira na identificação de fragilidades e/ou potencialidades e na busca de soluções para os problemas encontrados, atuando na operacionalização e, sobretudo, na qualificação da participação social, na democratização das rotinas e processos de decisão institucional, proporcionando importante canal de diálogo entre o cidadão e o Estado.

O serviço de Ouvidoria contribui para a oxigenação da Instituição, fornecendo subsídios necessários para sua constante adaptação às mudanças e flexibilização às contingências, assim como atua na qualificação da Universidade, procurando com suas práticas melhorar a imagem da mesma perante o cidadão.