Início do conteúdo
    Notícias
  • CONGRESSO DA ANDA 2023

    CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA – 2023

    Estão abertas as inscrições e submissões de trabalhos para participação no VII CONGRESSO
    DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, a ser realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro de 2023, no Instituto Federal de Brasília.

    A submissão de trabalhos vai até 15 de junho de 2023. Para ler o edital, CLIQUE AQUI.

  • Congresso Científico da ANDA – Edição Virtual

    Depois de um “esquenta” muito legal que aconteceu hoje à tarde (o bate papo com as diretoras do filme documentário que aborda a trajetória da artista Angel Vianna – Movimentos do Invisível, de Letícia Monte e Flávia Guayer), amanhã terá início o 6º Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, em uma edição virtual.

     

    Veja alguns trabalhos que representam o nosso Grupo de Pesquisa no evento:

     

    Dia 17 de setembro de 2020 (quinta-feira)

    Comitê Temático Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos

     

    Manhã

     

    Kaô – da cor da terra: reflexões e desafios iniciais no processo criativo em dança, entre resistências e (re)existências

    Thiago Silva de Amorim Jesus, Josiane Franken Corrêa, Manoel Alves Neto

     

    ATOTOÓ – Interditos e mistérios do negrocorpo: reflexões sobre o processo artístico em vídeo-dança

    Caroline Ribeiro Paz, Thiago Silva de Amorim Jesus (orientador)

     

    Tarde

     

    Possibilidades de Criação em Dança: as lendas gaúchas como inspiração

    Carmen Anita Hoffmann

     

    Antes de fazer as suas danças, iam fazer os seus agrados: corpo e ritual na linha dos Pretos-Velhos de Umbanda

    Jéssica Oliveira de Carvalho, Thiago Silva de Amorim Jesus (orientador)

     

    “Toda la piel de América”: Desvendando o Encuentro América Unida – Movimentos Iniciais

    Beliza Rocha, Thiago Silva de Amorim Jesus (orientador)

     

    Comitê Temático  Dança como área de conhecimento: perspectivas epistemológicas, metodológicas e curriculares

     

    Tarde

     

    Danças a um click de distância: extremos geográficos e aproximações tecnológicas

    Débora Allemand, Larissa Bonfim

     

    Mostra Artística

     

    Noite

     

    Residência (literalmente!) Artística: um processo criativo para encarar a docência em tempos de quarentena

    Helena Thofehrn Lessa

     

    Respiratória

    Débora Allemand, Cleyce Colins

     

    Dia 18 de setembro de 2020 (sexta-feira)

    Comitê Temático Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos

     

    Tarde

     

    Diálogos decoloniais nas performances e manifestações populares

    Pâmela Fogaça Lopes, Carmen Anita Hoffmann (orientadora)

     

    Mostra Artística

     

    Noite

     

    Nós, professoras de Dança

    Josiane Franken Corrêa, Álvaro Bonadiman Aguiar, Vera Lúcia Bertoni dos Santos

  • INSTITUIÇÕES COMEÇAM A MAPEAR PROFISSIONAIS DA DANÇA DO RS

    Plataforma online foi lançada dia 22 de Agosto de 2020.

    O Mapeamento da Dança do RS é fruto das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.
    As informações serão coletadas por meio de questionário e, a partir delas, será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado. Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas como são as relações de trabalho, situação de renda destes profissionais, assim como os tipos de dança realizadas no RS e as cidades onde existem trabalhadores(as) da dança, entre outras informações.
    A sistematização destes dados vai permitir a proposição e implantação de políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no RS.


    O Mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos os profissionais da dança para que possa alcançar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. O questionário pode ser acessado neste LINK
    Entidades que compõe o GT de Mapeamento da Dança no RS: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMCPMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPEL/ UFRGS/ UFSM.

    Mais informações, veja o SITE.

  • ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A SEMANA DO FOLCLORE 2020, QUE INICIA NO DIA 17 DE AGOSTO

    Realizada na Universidade Federal de Pelotas- UFPel desde o ano de 2012, inicia nesta segunda-feira, dia 17 de agosto de 2020, mais uma edição da Semana do Folclore, desta vez em Edição Online.

    Com a promoção e realização do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK e do Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas – LADAIA, o evento deste ano traz como tema-gerador “CULTURAS NEGRAS E PENSAMENTO DECOLONIAL”.

    Devido à pandemia do COVID-19, o evento será totalmente em formato virtual e acontecerá de 17 a 22 de Agosto de, tendo ainda como parceiros desta edição: OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq), Curso de Dança – Licenciatura, Projeto de Extensão Folclore e Educação, Projeto de Pesquisa Aspectos Históricos da Dança no RS, Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade, Curso de Dança da UCS, Abrasoffa – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, Grupo Afro-Sul de Música e Dança e Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

    Integram a Comissão Organizadora do evento os professores Thiago Amorim (Curso de Dança), Manoel Gildo (Curso de Dança), Carmen Hoffmann (Curso de Dança) e Rose Miranda (Faculdade de Educação) e os alunos Ederson Vergara, Felipi Corrêa, Natiele Meirelles (Curso de Dança) e Beliza Gonzales (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais).

    Para saber mais, CLIQUE AQUI.

  • Pesquisadora do OMEGA aprova Projeto de Pesquisa na UFRGS

    O projeto “Currículo em Movimento: inserção da Dança no Colégio de Aplicação da UFRGS”, coordenado pela professora Débora Allemand, tem como temática a inserção da Dança como componente curricular no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  A pesquisa tem o objetivo de criar o Projeto de Ensino da área de Dança do CAp UFRGS, onde conste a fundamentação teórica que sustenta as concepções pedagógicas da área, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a forma de avaliação.

    Colégio de Aplicação da UFRGS

    Débora é pesquisadora do OMEGA desde 2016 e primeira docente na área da Dança no CAp UFRGS, com o início do trabalho no final do ano letivo de 2019. A escola de educação básica da UFRGS é um dos poucos Colégios de Aplicação onde as linguagens artísticas se inserem no currículo como componentes curriculares separados. Até 2019, os alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio tinham Artes Visuais, Música e Teatro na sua carga horária obrigatória e agora, em 2020, a escola implementa o ensino de Dança também, sendo necessário promover alterações a fim de atender a nova demanda.

    Recentemente, o projeto foi contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica Júnior, coordenados pela professora, para alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio da escola.
  • LANÇAMENTO DO LIVRO DA ANDA 2020 “QUAIS DANÇAS ESTÃO POR-VIR? – TRÂNSITOS, POÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO”

    Aconteceu na última quarta-feira, 03/06/2020, o Lançamento do Livro  “QUAIS DANÇAS ESTÃO POR-VIR? – TRÂNSITOS, POÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO”, por parte da ANDA – Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, que aconteceu virtualmente pela internet e está disponível no Canal do Portal ANDA no Youtube.
    O livro é organizado pelos professores Dr. Thiago Amorim da UFPel (vice-líder do OMEGA), Dr. Marco Aurélio Souza da FURB e Dr. Marcílio Vieira da UFRN e conta com textos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras que participaram do 5º Encontro Científico Nacional da ANDA, em Salvador, em 2019.
    Em sua Apresentação, a publicação traz: O livro que ora apresentamos aos leitores de Dança e pessoas interessadas na temática é fruto das palestras proferidas no VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ocorrido em junho de 2019 no auditório da Reitoria da UFBA e na Escola de Dança dessa mesma universidade. Com o tema “Quais danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas da/na dança” possibilitou a reflexão do ensino da dança no contexto universitário e fora dele, além de refletir as políticas de cerceamento instauradas no país.” (Marcílio Vieira)
    Faça o download gratuito da obra neste link.
  • Roda de Conversa com professoras e professores de Dança

    O Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis, coordenado pela Profa. Dra. Josiane Franken Corrêa, convida professoras e professores de Dança de diferentes níveis e espaços de ensino para uma Roda de Conversa online no dia 22 de maio de 2020 às 17h 30min. O encontro tem como objetivo ser um espaço de compartilhamento de ideias sobre novos formatos e metodologias de ensino de dança com atividades não presenciais. Estas atividades de dança à distância têm se mostrado como única possibilidade de trabalho devido ao isolamento social em tempos de COVID-19, porém, também são potentes dispositivos para pensarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem em dança na educação básica, na graduação e nos espaços não-formais de ensino. Mediação: Profa. Débora Allemand (Colégio de Aplicação da UFRGS)
    O encontro tem inscrições limitadas por ordem de chegada e estas deverão ser realizadas através do e-mail pedagogiaspossiveis2020@gmail.com com o envio das seguintes informações: Nome completo, Instituição de ensino onde é professor(a) de dança, Formação e telefone para contato. O link da sala virtual será enviado por e-mail para as(os) participantes selecionadas(os). Dúvidas por e-mail.
  • VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – Edição Virtual

    O evento organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – que seria realizado em formato presencial* acontecerá em formato virtual devido à pandemia do COVID 19. O novo período de realização é entre os dias 16 e 18 de Setembro de 2020, tendo como tema: “Quais Danças estão por-vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo”. A memória do evento, bem como os textos finais aprovados serão publicados sob a forma de uma Coleção de Livros digitais (e-books) de Dança.

    A submissão de resumos para participar do evento deverá ser realizada diretamente no Portal da ANDA e as inscrições estarão abertas entre os dias 07 de Maio de 2020 e 07 de Junho de 2020. Para acessar o edital do Congresso, CLIQUE AQUI.

    A professora Dra. Eleonora Campos da Motta Santos (UFPel) e os professores Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (UFPel) e Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (FURB) – pesquisadores do OMEGA – participam do evento como coordenadores de Comitês Temáticos, tais sejam: “Relatos de experiência com ou sem demonstração artística” (Profa. Eleonora) e “Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos” (Prof. Thiago e Prof. Marco).

    PARTICIPE!

    *Segundo o edital vigente as inscrições que já foram realizadas no período de vigência do edital anterior, quando ainda era previsto o Congresso presencial, continuarão tendo validade, entretanto os/as autores(as) poderão acessar suas inscrições, caso necessário, para adequá-las ao novo formato do evento.