Início do conteúdo
Programação

PROGRAMAÇÃO:

DATA GRUPOS DE TRABALHOS MESA REDONDA APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
Local Horário Local Horário

18/05

Quarta-feira

       

GT 3: GÊNERO E VIOLÊNCIA

 

Local: sala 352 – Campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa, 154) 14h Local: sala 352 – Campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa, 154) 9h

GT 5: GÊNERO E SEXUALIDADES

 

—-

Sala 316 do Campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa, 154)

 

9h

14h

GT 7: GÊNERO E TRABALHO

 

Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 01)

 

14h

Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 01)

 

9h
MESA DE ABERTURA Auditório da Faculdade de Direito – Praça Conselheiro Maciel, 215 19h —- —-

19/05

Quinta-feira

GT 1: GÊNERO E AS MULHERES DO CAMPO

 

 

Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 01)

 

9h

Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 01)

 

14h

GT 2: GÊNERO E SAÚDE

 

 

Auditório Acadêmico – 4. andar do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 01)

 

14h

Auditório Acadêmico – 4. andar do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 01)

 

9h

GT 4: GÊNERO E ARTE

 

Sala 316Campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa, 154)

 

9h

Sala 316Campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa, 154)

 

14h
GT 5: GÊNERO E SEXUALIDADES

Lyceu Rio-Grandense da UFPel (Praça Sete de Julho, 180)

 

14h —- —-

20/05

Sexta-feira

GT 6: GÊNERO E EDUCAÇÃO

 

 

Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 01)

 

14h

Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 01)

 

9h

GT 8: GÊNERO, RAÇA E ETNIA

 

sala 316 – Campus das Ciências Sociais da UFPel (rua Alberto Rosa, 154) ­

 

14h

sala 316 – Campus das Ciências Sociais da UFPel (rua Alberto Rosa, 154) ­

 

9h

GT 4: GÊNERO E ARTE

 

—- —-

Lyceu Rio-Grandense da UFPel (Praça Sete de Julho, 180)

 

14h

 

MESA DE ABERTURA:

– Clara Averbuck – É escritora e tem 7 livros publicados. Seu primeiro título, “Máquina de Pinball”, foi levado às telas de cinema pelo diretor Murilo Salles, que produziu o filme ‘Nome Próprio’, de 2007, com a atriz Leandra Leal no papel principal. Precursora da blogosfera no Brasil, Clara coleciona seguidores que a acompanham desde 2001, quando criou o blog ‘brazileira!preta’. É uma das criadoras e editora do Lugar de Mulher, um dos principais sites da nova onda feminista.

– Rogério Diniz Junqueira – Possui graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Università Degli Studi di Milano e Macerata (Itália,1998). Integra o quadro permanente de Pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde atua na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Dedica-se a pesquisas sobre educação escolar, avaliações educacionais e direitos humanos, com ênfase nos temas do direito à educação, diversidade, direito à diferença, gênero, sexualidade, deficiência, racismo e cotidiano escolar. É membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do comitê editorial de diversos periódicos científicos. Possui livros, artigos e outros escritos publicados, entre os quais a coletânea “Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas”, da Coleção Educação para Todos, da Unesco (2009). 

Data: 18 de maio às 19 h.

Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFPel.

 

GRUPOS DE TRABALHO:

 

GT 1: GÊNERO E AS MULHERES DO CAMPO

[coordenação: Profa. Dra. Márcia Alves – PPGE/FaE/UFPel e Profa. Dra. Amanda Motta—FURG]

Data: dia 19 de maio       

Local: Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo

­Manhã – a partir das 9h – Mesa Redonda

– Profa. Dra. Graziela Rinaldi da Rosa– Licenciada em Filosofia e Geografia, com especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia; Mestrado e Doutorado em Educação. Professora adjunta do Instituto de Educação-IE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS, campus São Lourenço do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa EducaMemória (CNPq)-FURG. Atua com pesquisa no campo de gênero e estudos feministas. Pesquisa sobre relações de gênero na Filosofia e Filosofia da Educação com o olhar para América Latina, Filosofia da Libertação e a Educação Popular. Tem atuado na busca de metodologias do ensino que inclua temas como Direitos Humanos, relações de gênero e feminismos, Cultura e Política no espaço educacional latino-americano. Atualmente leciona e pesquisa na área da Educação do campo e tem projetos desenvolvidos sobre Epistemologias do Campo e Mulheres do campo.

– Profa. Dra. Maria Aparecida Rezende –  Professora da UFMT. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), Especialista em Teorias e Métodos da Antropologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação indígena, educação escolar indígena e educação de jovens e adultos. Pesquisa de doutorado concluída sobre a organização social e educativa das mulheres Xavante. Trabalha com a disciplina optativa no Curso de Pedagogia UFMT Tópicos Especiais em Educação Escolar Indígena. Projetos de Extensão e Pesquisa ligado a temática Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, bem como algumas publicações como artigos completos em vários eventos científicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e palestras referente a essa temática. Há três anos trabalhando com Educação à Distância – UAB. Nessa experiência o trabalho diversifica-se com as temáticas – Antropologia, Currículo e Educação e Diversidade voltada para as questões indígenas.

– Dnda. Catiane Cinelli – Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação, com bolsa Capes. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, 2012) com bolsa CAPES; Especialista em Psicopedagogia pela Celer Faculdades (2010). Graduada em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Crianças, Jovens e Adultos, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS, 2007). Atua na Educação Popular, especialmente no Movimento de Mulheres Campesinas / MMC.

Tarde – a partir das 14h – Apresentação de trabalhos

 

GT 2: GÊNERO E SAÚDE

[coordenação: Profa. Dra. Marilu Correa Soares e Dnda. Cássia Luíse Boettcher – Núcleo de Pesquisas e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias – NUPECAMF/Fen/UFPel]

Data: dia 19/05        Local: Auditório Acadêmico – 4. andar do Anglo

Manhã – a partir das 9h – Apresentação de trabalhos

­Tarde – a partir das 14h – Mesa Redonda:

– Profa. Dra. Virgínia Moretto – Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na atenção Pré Natal, cuidado à Gestante, Puérperas e Recém Nascidos. Atuou como professora assistente do Serviço de Enfermagem Materno Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2008-2012). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica-ABENFO-Secção-RS. Membro do Grupo Condutor da Rede Cegonha do Estado do RS. É referência sobre a temática relacionada à Humanização do Nascimento/Violência Obstétrica.

Gabriela Haack – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1996). Atualmente atua como Psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (CAPS AD III), e em Consultório Particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clinica e Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção psicossocial, psicoterapia infantil, de adultos e grupos, dependência química, saúde mental, adolescência. Especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS (UFPel). Tutora do PET Saúde Mental/ Crack UFPel / Ministério da Saúde. Mestranda em Ciências (UFPel).               

– Dnda. Luciana D. Conceição – Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atualmente é doutoranda em Dentística pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas e técnica em perícia concursada do Instituto Geral de Perícias/RS, desde 2004. Trabalha em consultório particular. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, perícia, odontologia legal, lesão corporal e lesões orais.

 

GT 3: GÊNERO E VIOLÊNCIA

[coordenação: profa. Liza Martins/ICH]

Data: 18/05      Local: sala 352 – Campus das Ciências Sociais (ICH) 

Manhã – a partir das 9h – Apresentação de trabalhos

­Tarde – a partir das 14h – Mesa Redonda

– Prof. Marcos Ronei Peverada Fernandes – Professor de Português e Francês com pós graduação em Leitura e Produção Textual pela UFPel. Professor na rede estadual e municipal de ensino. Fundador do Também Pelotas – Grupo Pela Livre Expressão Sexual, fundado em 2002 e militante LGBT desde 2000. Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual LGBT.

–  Profa. Dra. Fernanda Bestetti – Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Doutora em Ciências Sociais pela PUCRS (2015). Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS (2008), pesquisadora visitante no Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa (Canadá) e atua como pesquisadora nas áreas de Sociologia Jurídica, Criminologia, Segurança Pública, Políticas Públicas de Segurança, Violência Contra a Mulher. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC) e do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC).

 

GT 4: GÊNERO E ARTE

[coordenação: Profa. Dra. Renata Pinheiro – Centro de Letras/UFPel, Prof. Dr. Paulo Gaiger – Centro de Artes/UFPel e Mestre Ricardo Henrique Ayres Alves – ncorpoimagem/FURG]

Data: dia 19/05     Local: Sala 316Campus das Ciências Sociais (ICH)

­Manhã – a partir das 9h – Mesa Redonda:

– Dra. Elisa Martins Lucas – Doutora em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (2016) e DEA (Diploma de Estudos Avançados) também em Ciências do Espetáculo (2010) pela mesma universidade, convalidado pela UFRJ (Unirio) como Mestrado em Artes Cênicas. Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS (2004). Atua como atriz, pesquisadora, dramaturga, docente teatral e contadora de histórias, desenvolvendo estudos focados no trabalho do ator, em criação dramatúrgica e em processos de criação. É Membro da Red internacional de CuentaCuentos. A partir da pesquisa O processo de Criação Dramatúrgica do Ator, desenvolveu e encenou os textos CONFESSO QUE CAPITU (2004), HISTÓRIAS DE UMA MALA SÓ (2009) e A DAMA DOS EVANGELHOS (2014). Este último, desenvolvido no Centro de Documentação de las Artes Escénicas de Andalucía (CDAEA), com a AYUDA A PROCESOS DE CREACIÓN DRAMATÚRGICA Y COREOGRÁFICA EN RESIDENCIA de Iberescena (Espanha, 2011) e publicado na primeira Antologia de Dramaturgia de Iberescena (México, 2012), representando o Brasil. Os três espetáculo seguem em cartaz. Sob a orientação da Prof. Dra. Inês Marocco participou da pesquisa AS TÉCNICAS CORPORAIS DO GAÚCHO E SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE DO ATOR /DANÇARINO (2001-2004, Bolsa Pibic-CNPQ). Em sua formação, cursos com Philipe Gaulier, Thomas Leabhart, Miquel Crespi, Maria Helena Lopes, Ivaldo Bertazzo entre outros mestres do Brasil, Espanha, Itália, França e EUA.

Prof. Dr. Paulo Gaiger – Professor dos Cursos de Teatro (licenciatura) e Dança (licenciatura) da UFPel; Coordenador de projeto de Pesquisa “Gênero e Teatro: processos artístico-sociológicos”, vinculado ao GEPPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas). Doutor em Ócio e Potencial Humano pela Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha (reconhecido como Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao, da UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação da ESEF/UFRGS; Bacharel em Arte Dramática pelo Departamento de Arte Dramática/UFRGS. Consultor Internacional de ONV/ONU (1/2008), Honduras, e ENAD/UNICEF (2007), Honduras, do Programa Conjunto de Apoio à Segurança Humana (PCASH-ONU), para o projeto Educação para o uso adequado do tempo livre. Professor convidado da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH – 2007-2008). Atua nos seguintes temas: ócio, corporeidade, humanismo, gênero, educação, elaboração e coordenação de programas comunitários e de extensão.

Profa. Dra. Daniele Gallindo G. da Silva – Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Germanística/Literatura Alemã Antiga pela Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2011). Possui mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).  Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisa os seguintes temas: Literatura e História, Literatura em Médio-Alto-Alemão, Recepção do Medieval, Estudos de Gênero, Masculinidades e Queer, Ritual e Corpo e Estudos de Intermidialidade.

Tarde a partir das 14h – Apresentação de trabalhos

 

GT 5: GÊNERO E SEXUALIDADES

[coordenação: Prof. Dr. Renato Duro Dias (FADIR/FURG), Prof. Dr. Marcio Caetano (IE/FURG) e Dndo. Luciano Pereira (PPGE/UFPel)]

Data: dia 18/05   Local: Sala 316 do Campus das Ciências Sociais (ICH)

Manhã – a partir das 9h – e tarde – a partir das 14h – Apresentação de trabalhos

 

Data: dia 19/05   Local: a definir

­

Tarde – a partir das 14h – Mesa Redonda:

– Dr. Rogério Diniz Junqueira – Possui graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Università Degli Studi di Milano e Macerata (Itália,1998). Integra o quadro permanente de Pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde atua na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Dedica-se a pesquisas sobre educação escolar, avaliações educacionais e direitos humanos, com ênfase nos temas do direito à educação, diversidade, direito à diferença, gênero, sexualidade, deficiência, racismo e cotidiano escolar. É membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do comitê editorial de diversos periódicos científicos. Possui livros, artigos e outros escritos publicados, entre os quais a coletânea “Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas”, da Coleção Educação para Todos, da Unesco (2009). 

Profa. Dra. Fabiane Simioni – Professora da Faculdade de Direito da FURG, Coordenadora do Curso de Relações Internacionais em Santa Vitória do Palmar/RS.

 

GT 6: GÊNERO E EDUCAÇÃO

[coordenação: Profa. Dra. Jenice Mello – IFSul e Daniele Rehling Lopes – Mestranda PPGE/FaE/UFPel]

Data: dia 20/05       

Local: Auditório da Reitoria – 4. Andar do prédio do Campus Anglo

Manhã  – a partir das 9h – Apresentação de trabalhos

Tarde – a partir das 14h – Mesa Redonda

Profa. Dra. Aline Cunha – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de adultos, etnias negras, epistemologia feminista e formação de professores.

Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro – Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1985), mestrado em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1991) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2002). Atualmente é professora Associada IV do Instituto de Educação, professora dos Programas de Pós-Graduação: Educação Ambiental, Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Biologia e Educação para a Sexualidade. Em 2015, realizou pós-doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Coordena o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

– Dra. Nancy Cardoso – Assessora da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e membro do Núcleo de Estudos de Gênero da Escola Superior de Teologia (EST) e do Palestine Israel Ecumenical Forum (PIEF)/ World Council of Churches (WCC). Experiência de ensino na área de Ciências da Religião/Teologia, Filosofia e História, com ênfase em História Antiga Oriental, Exegese e Hermenêutica Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, religião e sociedade, história antiga oriental, história da religião antiga, filosofia antiga e medieval, antropologia e religião na antiguidade médio-oriental, literatura e relações sociais de gênero, campesinato, hermenêutica feminista latinoamericana.

 

GT 7: GÊNERO E TRABALHO

[coordenação: Vanise Valiente—Mestranda PPGE/FaE/UFPel e Adriana Lessa—Mestre em Geografia FURG]

Data: dia 18/05       Local: Auditório da Reitoria (ANGLO)

Manhã  – a partir das 9h – Apresentação de trabalhos

­Tarde – a partir das 14h – Mesa Redonda:

– Profa. Dra. Ana Cláudia Ferreira Godinho – Professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Foi docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação – PPGE/FaE/UEMG, na linha de pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana. Participante do grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Conhecimento (CNPq), coordenado pela profª Drª Maria Clara Bueno Fischer (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus BH – FaE/UEMG/CBH. Coordenadora do projeto de pesquisa Confrontação de saberes na experiência escolar de estudantes trabalhadores na EJA e integrante de projetos de pesquisa e extensão em Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação e Educação e Movimentos Sociais. Coordenadora do NEPEJA e integrante de projetos de extensão realizados pelo referido núcleo.

– Profa. Dra. Susana Veleda da Silva – Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena (Universidade Federal do Rio Grande / FURG, 1987); mestrado em Sociologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS, 1999); doutorado em Geografia Humana (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2004) e pós-doutorado (Universitat Autònoma de Barcelona / UAB, Espanha, 2012). Professora de Geografia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Núcleo de Análises Urbanas (NAU/FURG). Pesquisadora do Grupo de Investigación de Geografía y Género da Universitat Autónoma de Barcelona/UAB. Representante da América Latina na Comissão de Geografia e Gênero da União Geográfica Internacional (UGI) no período 2008-2012. Tem experiência na área de Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e população com ênfase nas relações de gênero e nas Geografias feministas.

 

GT 8: GÊNERO, RAÇA E ETNIA

[coordenação: Prof. Dr. Marcus Spolle – PPGS/IFISP/UFPel e Profa. Dra. Georgina Nunes- FaE/UFPel]

Data: dia 20/05    Local: sala 316 – Campus das Ciências Sociais (ICH) ­

Manhã – a partir das 9h – Apresentação de trabalhos

Tarde – a partir das 14h – Mesa Redonda:

– Profa. Dra. Luciana Garcia de Mello – Professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Doutora em Sociologia pela UFRGS (2010) e pela Université de Nice Sophia-Antipolis (2010), possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS (2001) e mestrado em Sociologia pela mesma universidade. Atuou como professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, atualmente, é colaboradora do Grupo de Estudos sobre Trabalho na Sociedade Contemporânea – UFRGS. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em Sociologia das relações inter-étnicas e do racismo, sociologia política e sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: racialização, racismo, discriminação racial, multiculturalismo, desigualdade e mercado de trabalho.

Profa. Dra. Cassiane de Freitas Paixão – Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.Atuou como Representante discente da área de sociologia junto ao conselho do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e representante no Conselho Universitário em 2015. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas educacionais, universidades, sociologia da educação. Desenvolve pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil e questões etnicorraciais no sul do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Pós Graduação em Sociologia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (2010).

Joziléia Daniza Kaingang – Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPEL. Mestre em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2014-2016, sendo o tema de pesquisa “as mulheres indígenas Kaingang, suas atuações políticas e as redes formada por elas, na Terra Indígena Serrinha/RS.” Pós-graduada em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proposta Diferenciada para Indígenas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2012. Graduada em Geografia – Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ/2010. É voluntária no Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) e no Instituto Kaingang (INKA), tendo sua atuação voltada à proteção dos Conhecimentos Tradicionais, patrimônio cultural, material e imaterial e propriedade intelectual dos Povos Indígenas. Coordenação Pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/CFH – Universidade Federal de Santa Catarina.