OBEDUC Pacto

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OBEDUC PACTO – O PROJETO

Explicação; Finalidade; Público – Alvo; Parcerias ou Grupos de Pesquisa

O tema deste projeto é o PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental).

Objetivo geral

Acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças.

Objetivos específicos

– Mapear e organizar os dados de desempenho em leitura e escrita dos municípios da região meridional do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos dados do INEP, que participarão das atividades de formação do PACTO, desenvolvidas pela UFPel.

– Analisar os resultados da avaliação nacional da alfabetização (ANA), realizada pelo INEP, para os concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental.

– Discutir os resultados decorrentes da Provinha Brasil, aplicada às crianças do 2º ano, nas formações realizadas pelo Pacto, com os orientadores de estudos e professores cursistas, a fim de construir estratégias de intervenção pedagógica.

– Sistematizar aspectos decorrentes do processo de formação continuada dos professores mediante análise de dados qualitativos que serão coletados durante as etapas de formação presencial dos professores alfabetizadores.

– Coletar textos produzidos pelas crianças, ao longo do ciclo de alfabetização, para monitorar seu processo de construção do sistema de escrita alfabética verificando de que forma as intervenções pedagógicas propostas pelos professores alfabetizadores, participantes do Pacto, incidem no processo de aquisição da escrita.

– Verificar de que forma os materiais e recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação às escolas de Educação Básica estão sendo utilizados e que estratégias de ensino (situações didáticas) estão sendo organizadas. (O PACTO prevê a distribuição de um conjunto de obras complementares para estudo pelo professor, livros de literatura infantil para crianças e jogos didáticos).

Seu desenvolvimento articula-se em torno de três eixos:

1º Eixo: Dados do INEP (Censo Escolar, IDEB e Avaliação Anual Universal, concluintes 3º ano). Analisa dados relativos aos índices de leitura e escrita, divulgados pelo Censo Escolar e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) a ser realizada com os concluintes do 3º ano do ensino fundamental (Item II, do Art 1º, das Diretrizes do Pacto, Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012), pelo INEP.

2º Eixo: Provinha Brasil e Produções Escritas das crianças. Acompanha, analisa e discute o desempenho das crianças de 2º ano na Provinha Brasil, com foco na ortografia, e em sua produção escrita. Longitudinalmente, coleta e acompanha produções escritas das crianças de 1º ano, ingressantes em 2014, até 2016, quando concluirão o ciclo de alfabetização.

3º Eixo: Ações de formação do PACTO. Sistematiza e analisa as ações de formação continuada que serão desenvolvidas a partir do PACTO, junto aos professores orientadores de estudo e cursistas da região meridional do estado do Rio Grande do Sul.

Público alvo:

Crianças e professoras alfabetizadoras do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)

Grupos de pesquisa:

GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Língua Escrita

https://wp.ufpel.edu.br/geale/

CIC – Crianças, Infâncias e Culturas

 http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0045708ENV4GQX

 Relatórios de Atividades do projeto Obeduc-Pacto/CAPES: 

2013 

2014 

2015 Relatório Parcial