Integrantes

Carlos Walter Alves Soares

carlosNatural de Porto Alegre, RS. Doutorando em Composição musical na UFRGS; Bacharel (1999) e Mestre em Composição Musical (2004) formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha.

É Professor Assistente na Universidade Federal de Pelotas desde 2009. Trabalha nas disciplinas do curso de composição musical.

Como interprete, foi integrante da Camerata Consort de Violões; Grupo Unamérica e Grupo Fandango. Atualmente integra o Trio For Laps, ao lado dos músicos James Correa e Rogério Constante.

Foram gravadas em CD as obras Serenata urbana e Guarija (2000) pelo grupo Unamérica. Ars (2006) pelo Octeto de Flautas da EST e Calisto (2011), que compõe o CD Piano presente, da pianista Joana Holanda. Em 2007 foi indicado ao Prêmio Açorianos de melhor compositor pela obra Ars.

Foi Professor de Música das Faculdades EST, São Leopoldo. Onde atuou nos Cursos de Bacharelado em Musicoterapia e Bacharelado em Teologia. Na mesma instituição, foi professor do curso Técnico em Música. Foi Coordenador do curso Técnico em Música entre 2007 e 2008.

James Correa

jamesÉ Doutor em Composição pela University at Buffalo, NY, USA; Mestre em composição e Bacharel em violão pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. De 1996 à 2000, realizou estudos independentes em Computação Musical e Sound Design nos Estados Unidos.

Suas obras tem sido executadas na Argentina, Estados Unidos, Canadá, Europa e nos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil. Em 1999 James Correa foi um dos 20 compositores de todas as Américas selecionados pelo grupo North/South Consonance para a temporada de 2000, onde sua obra Serenata teve sua estréia norte-americana em Nova York. No ano de 2001 foi um dos cinco compositores escolhidos para representar o Brasil no festival Syntèse 2001 promovido pelo Institut International Musique Electroacustique de Bourges, França. Suas obras eletrônicas When I Drift into my Thoughts (estreada em Bourges, França) e Winter Etudes (estreada em Montreal, Canadá) fazem parte da Intervenção Collective Jukebox 3.1, obra que esteve em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Strasburgo na França, em 2002 foi mostrada em Nova Iorque, em 2003 esteve em Genova e em Veneza no ano seguinte. Em 2003 realizou em parceria com o compositor Eduardo Reck Miranda, com o apoio do FUNPROARTE, o CD Plural. Em 2005 sua obra Three Miniatures (after Ets Chaiym) foi estreiada pelo International Contemporary Ensemble em Buffalo, NY; em abril de 2006 participou como compositor convidado do XVIII Heidelberg New Music Festival em Tiffin, Ohio, onde Circles of Fire, para piano e live electronics, obteve sua premiere norte-americana. Em 2007 compôs a trilha para o documentário Olhares da Cidade de Marcelo Gobatto e em abril sua peça Fragment for an Elegy to J.L. Borges escrita para o grupo holandês Barton Workshop, foi estreiada pelo grupo em Buffalo, NY, a colaboração resultou em uma encomenda de uma nova obra para 2008. Ainda este ano foi novamente compositor convidado do Heidelberg New Music Festival onde interpretou A Persistência da Memória para violão e live electronics e ministrou masterclass. É membro da International Computer Music Association, American Composers Forum, American Music Center e The Society for Electro-Acoustic Music in the United States. 

Joana Holanda

joanaPossui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Artes – University of Iowa (2000), nos Estados Unidos e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres.
Atua como pianista e camerista no Brasil e no exterior. Em seu interesse pelo repertório de música contemporânea, Joana tem estreado obras de compositores brasileiros. Participou como intérprete de eventos como “1ª Semana de Música Contemporânea da UFRGS”, 2º FIMC – Festival Internacional de Música Contemporânea da UFBA (Bahia) e do Festival Contemporâneo-RS (Rio Grande do Sul) e recentemente da mostra de Música Contemporânea Brasileira promovida pelo NuMC na Maison do Brésil, na França (março de 2010).
Integra os Grupos de Pesquisa: GPPI – Grupo de Pesquisa em Práticas Interpretativas da UFRGS e o NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da UFPel, onde desenvolve pesquisa sobre o repertório brasileiro para piano preparado.
Durante 2008 e 2009 coordenou a série de concertos Artistas Convidados do Conservatório de Música da UFPel, e em 2009 foi Diretora de Produção do VI festival Contemporâneo RS, que abrigou concertos nas cidades de Porto Alegre (RS) e Pelotas (RS).

Lucia Cervini

luciaDoutora em Música pela UNICAMP/Capes (concluído em 2008) sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli e co-orientação do Prof. Dr. Mikhail Malt, realizou Mestrado em Música pela UNICAMP/Fapesp e Bacharelado em piano pela UNESP.
Em 2006, realizou Estágio de Doutorado (apoio CAPES) sob orientação do Prof. Dr. Mikhail Malt junto ao IRCAM – Institut de Coordenation Acoustique/ Musique (Paris/FR) e orientação da pianista Martine Joste no Atelier Répertoire et Pédagogie du Piano Contemporain (Le Lilas/FR).

Recebeu orientação dos pianistas Cláudio Richerme, Beatriz Balzi, Mauricy Martin e Martine Joste (FR). Participou de master classes com renomados pianistas, como Elzbieta Sternilicht (Alemanha), Gilberto Tinetti, Fábio Luz, Fernando Lopes, Yara Bernette, Marcelo Bratke, Arnaldo Cohen, Serguei Kovalenko (Ucrânia), Ricardo Castro, Dominique My (FR) e Gérard Frémy (FR), dentre outros.
Foi premiada em diversos concursos dentre os quais: Jovens Solistas da Sinfônica Jovem de Jundiaí – SP (1990); Concurso Internacional e Prêmio “Honorina Barra” – PR (1998); Concurso Nacional Cidade de Araçatuba e Prêmio Melhor Interpretação de Música Brasileira (1998), Concurso Nacional Henrique Niremberg – RJ (1999), Concurso Nacional Artlivre -SP (1994 e 2000). Participou do 5th International Piano Duo Competition em Tóquio – Japão (2000) com a pianista Maria Helena Del Pozzo (duo Cervini – Del Pozzo).

Gravou com o duoCervali (junto da violoncelista Milene Aliverti) a 1a. faixa no CD de Premiação do V Concurso Nacional de Música de Câmara – FASM/ SP (1993), gravou recital ao vivo no programa Flávio de Oliveira para a Rádio da UFRGS – RS e o CD Henrique Oswald: Música de Câmara para violoncelo e piano (parte integrante de sua Dissertação de Mestrado).
Apresentou-se como solista nas orquestras: Sinfônica Jovem de Jundiaí, Sinfônica de Americana e Orquestra de Câmara de Jundiaí, sob regência de Mikhail Malt, Parcival Modolo e Cláudia Feres. Coordenou com Mariko Ishii (JP), do I ao IV Festival de Música e Dança Brasil-Japão – SP (2002 a 2004).

Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) nas classes de Piano e Estética Musical e onde realiza atividades de pesquisa e interpretação do repertório contemporâneo junto ao NuMC – Núcleo de Música Contemporânea da Universidade, do qual é co-fundadora.

Luiz Guilherme Duro Goldberg

lggPianista gaúcho, natural de Rio Grande. Iniciou seus estudos com Marigênia Ferreira e Diva Oliveira, concluindo seu curso básico com Ináh Martensen. Graduou-se pela Universidade Federal de Pelotas, com posterior complementação curricular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou com Bruno Kiefer, Armando Albuquerque, entre outros.

Desenvolve intensa pesquisa sobre Alberto Nepomuceno, compositor ao qual se dedicou tanto em seu Mestrado em Música – Práticas Interpretativas (As Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno: uma edição para performance, 2000) quanto no Doutorado em Música – Musicologia (Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o Modernismo Musical no Brasil, 2008), cursados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deste compositor ainda publicou várias obras inéditas, como a Sonata para piano e Valse-Impromptu, os Quartetos de Cordas nos. 1 e 3, Un Soneto del Dante, para canto, violino e piano, Valsas Humorísticas op.22, para piano e orquestra (única obra para piano e orquestra de Nepomuceno), e Le Miracle de la Semence para barítono e orquestra, entre outras.
Como pianista, também se dedica à divulgação de compositores gaúchos, principalmente, destacando-se obras de Clodomiro Caspary, Flávio Oliveira, Frederico Richter, Hubertus Hofmann, Esther Scliar, Armando Albuquerque.

Desde 1992 desenvolve atividades didáticas no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, lecionando nos cursos de Piano e Ciências Musicais. Integra o Núcleo de Música Contemporânea (NuMC) dessa instituição.

Raul Costa d’Avila

raulDoutor em Música (Área de concentração: Execução Musical) pelo PPGMUS da Universidade Federal da Bahia. Natural de Ubá (MG), iniciou os estudos de música e flauta sob orientação de seu pai, Milton de Abreu d’Avila. Posteriormente ingressou no Conservatório Estadual de Música Prof. Theodolindo José Soares , em Visconde do Rio Branco / MG. Fez cursos de aperfeiçoamento com Expedito Vianna (UFMG), Artur Andrés (UFMG), Odette Ernest Dias (FEA/BH), Keith Underwood (USA), Marcos Kiehl (FMCG), Pierre- Yves Artaud (UnB), Antônio Carlos Carrasqueira (USP), Felix Renggli (FMCG/UFRGS) e Lucas Robatto (UFBA). Como camerista foi aluno da Profa. Magdala Costa, recebendo o primeiro lugar nos Concursos de Música de Câmara promovidos pela Escola de Música da UFMG nos anos de 1987, 1988 e 1989.

Vem participando de vários acontecimentos musicais, entre eles: III Encontro Estadual de Flautistas do RS (UFPel / 2010 – Coordenador); Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris / 2010);VI Contemporâneo RS / Pelotas (2009); II Encontro Estadual de Flautistas do RS (UFSM – Nov. 2009); IX, VIII, VI, V, IV e III Festivais Internacionais de Flautistas/Associação Brasileira de Flautistas (Uberlândia /2009 Maringá/2008, entre outros. Autor do livro, “A Articulação na Flauta Transversal Moderna Uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização”, publicado pela Editora da UFPel, 2004. Autor da tese “Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta”. Atualmente é Secretário da Associação Brasileira de Flautistas / ABRAF (2011/2014).

Rogério Constante

rogerioNatural de Porto Alegre, RS. Bacharel em violão (1997); Mestre em composição (2000), e Doutor em composição (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves.

É professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas desde 2005, nas disciplinas de  Análise Musical e Composição, chefia o Departamento de Música da UFPel, é co-fundador e integrante do NuMC  – Núcleo de Música Contemporânea da UFPel.
Como intérprete, foi integrante da Camerata Consort de violões, do Octeto de Violões da UFRGS e do quarteto instrumental CortaJaca, nos quais escreveu diversos arranjos.

Teve obras apresentadas nos V, VI e VII Encompor (Encontro de compositores Latino-Americano, em Porto Alegre – RS), na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no V e VI Festival Contemporâneo – RS. Teve sua obra Pampa I premiada no 2º Festival Internacional de Música Contemporânea – UFBA.

Foram gravadas em CD as obras Imagens Nordestinas (1994) pelo Quarteto ComTrastos; Manuscrito Encontrado Numa Garrafa (1998) pelo Conjunto de Câmara de Porto Alegre; O Navio das Sombras (2000) por Luciane Cuervo; e Os ventos uivantes (1998) por Paulo Inda.

Thiago Colombo

thiagoThiago Colombo de Freitas é professor do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas e integrante do núcleo de música contemporânea (NuMC) da mesma instituição.

É bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 1994 e 2005, foi aluno particular do grande violonista argentino Eduardo Isaac. Participou de cursos com David Russel, Leo Brouwer, Eduardo Fernandez, Carlos Barbosa Lima, Abel Carlevaro, Eduardo Isaac, Hopkinson Smith, entre outros.

Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil (Porto Alegre, São Paulo, Niterói, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), Argentina (Córdoba e Mar del Plata), Portugal (Trofa) e Espanha (Cáceres). Apresentou-se em salas importantes como o Teatro El Libertador (Córdoba), Teatro municipal de Niterói, Sala Carlos Vaz Ferreira (Montevidéu), Theatro São Pedro, entre outros.

Estreou obras dos compositores: Fernando Mattos, Januibe Tejera, Daniel Wolff e Edino Krieger. Tem atuado como solista junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte e Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Fez diversas gravações para redes de rádio e televisão brasileiras.

Em 1999, viajou à Rússia onde foi solista frente à Orquestra Sinfônica da Udmurtia. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina e Uruguai, promovidos por instituições credenciadas como Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFSM, UDESC, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, Sesc, Sesi, entre outros.

Em maio de 2003 lançou seu primeiro CD solo intitulado “Sonata” através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música nas categorias revelação, melhor instrumentista erudito e melhor disco erudito do ano de 2003, sendo assim um recorde de premiações na área de música erudita. Participou do CD “Guitarristas em Concierto”, uma coletânea de violonistas sul-americanos, lançada na Argentina por ocasião do II Festival Internacional de Música Eduardo Fabini (Montevidéu-2003). Participa também do CD comemorativo do II Concurso José Lucena Vaz, certame realizado em Belo Horizonte, em 2003, onde obteve a primeira colocação.

Em outubro de 2006, sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Este disco é totalmente dedicado ao repertório latino-americano. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”, com músicas do compositor ítalo-americano Mário Castelnuovo-Tedesco sobre poemas do espanhol Juan Ramon Jiménez. Este espetáculo fez duas temporadas em Porto Alegre, além de apresentações pelo interior do estado patrocinadas pelo Sesc-RS, recebendo ótimas críticas.

Integra o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum de estréia em outubro de 2009. O grupo é formado por: Aninha Freire (contrabaixo), James Liberato (guitarra), Luiz Jakka (percussão) e Thiago Colombo (violão).

Natural de Porto Alegre, RS. Doutorando em Composição musical na UFRGS; Bacharel (1999) e Mestre em Composição Musical (2004) formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha.

É Professor Assistente na Universidade Federal de Pelotas desde 2009. Trabalha nas disciplinas do curso de composição musical.

Como interprete, foi integrante da Camerata Consort de Violões; Grupo Unamérica e Grupo Fandango.  Atualmente integra o Trio For Laps, ao lado dos músicos James Correa e Rogério Constante.

Foram gravadas em CD as obras Serenata urbana e Guarija (2000) pelo grupo Unamérica. Ars (2006) pelo Octeto de Flautas da EST e Calisto (2011), que compõe o CD Piano presente, da pianista Joana Holanda.  Em 2007 foi indicado ao Prêmio Açorianos de melhor compositor pela obra Ars.

Foi Professor de Música das Faculdades EST, São Leopoldo. Onde atuou nos Cursos de Bacharelado em Musicoterapia e Bacharelado em Teologia. Na mesma instituição, foi professor do curso Técnico em Música. Foi Coordenador do curso Técnico em Música entre 2007 e 2008.