NuMC

Criado em 2009 no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, o NuMC desenvolve um trabalho de pesquisa, criação e difusão da Música Contemporânea com o intuito de conciliar a prática e a reflexão musical. Seu objetivo é estudar, discutir, praticar, promover e difundir o repertório musical contemporâneo.
Todas as atividades do núcleo baseiam-se na integração entre pesquisa e práticas musicais, focados na criação de textos científicos, estréia de obras, realização de concertos e diversos tipos de atividades que possibilitem a produção e difusão da Música Contemporânea no contexto nacional e internacional.
Em 2009, em 8 meses de atividade do grupo, o NuMC – Núcleo de Música Contemporânea da UFPel foi um dos realizadores do VI Festival Contemporâneo RS, de 12 a 16 de Novembro. A partir do engajamento do NuMC na realização de concertos e na produção, o Festival pôde expandir-se e realizar atividades não somente em Porto Alegre-RS, cidade sede das primeiras edições, mas também em Pelotas-RS, com repercussão em todo o estado do Rio Grande do Sul e em outras regiões do Brasil. As palestras com compositores convidados e intérpretes em Pelotas, e as diversas apresentações e estréias de obras no Festival em Porto Alegre e Pelotas contribuem para o debate em torno da produção contemporânea.
Dentre as atividades realizadas, destacam-se as estréias de obras de Rogério Constante, Tadeu Tafarello, Marcílio Onofre; estréias nacionais de Jean-Luc Hervé e Alain Bancquart, a apresentação da Sonata para dois pianos e percussão de Bela Bartok e da obra Territoires de l´Oubli de Tristan Murail.
Salienta-se também, por convite e realização do NuMC, a vinda da pianista francesa Martine Joste à Pelotas e Porto Alegre, difundindo a música contemporânea através de concertos, palestras e masterclasses.
Em 2010, o NuMC realizou o Cycle de Musique Contemporaine du Brésil com uma série de recitais na Maison du Brésil, em Paris, França. O panorama dos recitais foi ilustrativo da riqueza e da diversidade da música brasileira atual, contemplando um total de 18 compositores de gerações e tendências estéticas variadas.