Início do conteúdo

Laboratório de Etnomusicologia/Discoteca

LOGOVINHOLES IMG_3753 IMG_3752

Unidade: Centro de Artes (CA)
Curso: Ciências Musicais, Música Popular, Música (Bacharelado), Antropologia, Artes Visuais (Bacharelado), Artes Visuais (Licenciatura), Cinema de Animação, Cinema Audiovisual.
Website: N/D
Código NULAB: 90300

Descrição
A Discoteca Luiz Carlos Vinholes, situada no Centro de Artes da UFPEL, mantém um acervo de cerca de 20 mil itens – entre fonogramas de 33, 45 e 78 rotações, fitas cassete, fitas de rolo, CD’s e acetatos. Os itens da coleção são oriundos de doações e do resgate de descartes de acervos particulares ou públicos – a maior parte provém da Bibliotheca Pública Pelotense e da antiga Rádio Cosmos FM, atual Rádio Federal FM da UFPEL. A esta coleção de discos, que vem sendo constituída desde meados de 1999, se somam diversos equipamentos de áudio, sistematicamente resgatados do descarte das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, além de itens pertencentes às coleções particulares do Patrono da Discoteca.

O compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes, nascido no ano de 1933 em Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, é um pioneiro da música aleatória no Brasil. Se notabilizou por defender e divulgar a cultura brasileira em outros países, sobretudo no Japão, onde residiu por vários anos. Em 1957, Vinholes foi contemplado com uma bolsa de estudos do Ministério da Educação do Japão. Após os estudos permaneceu no país, onde desenvolveu sua pesquisa sobre música chinesa, coreana e japonesa e proferiu diversas conferências em simpósios e eventos internacionais. Vinholes também atuou na difusão da cultura brasileira no Japão, onde apresentou um programa de rádio sobre a recém surgida Bossa Nova. O Patrono ainda ocupou os cargos de encarregado do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras e de Adido Cultural em Tóquio e nas demais embaixadas dos países em que trabalhou. No Japão, promoveu a difusão da música e da poesia concreta brasileira e ainda idealizou e promoveu os processos de reconhecimento das primeiras cidades-irmãs entre o Brasil e o Japão: Pelotas-Suzo (1962) e Porto Alegre-Kanazawa (1965). No Ministério das Relações Exteriores, o compositor desempenhou funções no Paraguai, Canadá e Itália.

O professor Mario de Souza Maia, coordenador da Discoteca, relata que sua relação com Vinholes se estreitou na década de 1990, quando definiu a obra do compositor como tema para sua dissertação de mestrado em História pela PUC-RS. Maia explica que em 1951, o compositor John Cage – influenciado pelo movimento dadá e por uma filosofia zen – compôs “Music Changes” e “Imaginary Landscape nº4″, usando pela primeira vez o acaso e a indeterminação na música. A composição “Instruções 61″ (1961), de autoria de Vinholes, é reconhecida como a primeira música aleatória composta por um brasileiro. Este fato foi o mote inicial da pesquisa de Maia, que logo percebeu as múltiplas facetas do trabalho de Luiz Carlos Lessa Vinholes. O coordenador defende que a definição do nome de Luís Carlos Lessa Vinholes para Patrono da Discoteca do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas tem a intenção de contribuir para que o público reconheça a importância que este compositor representa para o universo da cultura e da música.

O Patrono realizou uma série de doações de itens de seu acervo pessoal para o acervo público da Discoteca, desde a constituição formal do espaço junto ao Centro de Artes em 2014. Peças como instrumentos folclóricos oriundos de diversos países, equipamentos de áudio, documentos, partituras, livros, LP’s, CD’s, artigos de sua autoria, diplomas e comendas recebidos em missões internacionais, arquivos de recortes de jornais e revistas, entre outros itens, conferem ao acervo da Discoteca um caráter único e especial.

Localização 
Campus: Porto
Prédio/Bloco: Centro de Artes – Bloco A
Sala: 303

Contato
Nome: –
E-mail: –

Equipamentos
Amplificador
Aparelho de Som
Gravador Rolo Braswey Akai GX4000D