Parceiros

Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados à recuperação e preservação da Cultura. O objetivo da ABrasOFFA – ONG é de congregar o maior número possível de entidades, organizações, eventos, grupos e pessoas envolvidos no mundo do Folclore e Artes Populares em nosso país. A ABrasOFFA é parceira do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK para ações e projetos em prol das artes populares, da cultura e do folclore.

Facebook: https://pt-br.facebook.com/abrasoffa

Website: http://www.abrasoffa.org.br/

 

Mapeamento arqueológico e cultural dos objetos, lugares, manifestações e pessoas de referência às sociedades tradicionais indígenas e afro-brasileiras na região sul do Estado do Rio Grande do Sul

Nome do Coordenador: Cláudio Baptista Carle
Descrição: O que pretendemos com este mapeamento é identificar com clareza como os lugares descrição etnográfica, privilegiando os elementos considerados relevantes pelos próprios agentes das comunidades pesquisadas a fim de que possam manusear equipamentos, que permitam tomadas de pontos e coordenadas geográficas, capazes de delimitar áreas e situações de uso dos recursos naturais que referem-se às formas de uso definidas pelas próprias comunidades tradicionais ou àquelas em torno das quais elas se mostram favoráveis.
Contato: cbcarle@yahoo.com.br


Cinema Vocal

Nome do Coordenadores: André Macedo e Carla Schneider
Descrição: O projeto tem por objetivo consolidar a formação dos alunos de Cinema de Animação em relação à preparação de atores, diminuir a vulnerabilidade das produções de Cinema de Animação em relação à dublagem e a locução original, organizar estratégias de acessibilidade do espectador deficiente visual e criar um catálogo virtual de matiz e perfis de vozes. A metodologia utilizada neste projeto está baseada nos jogos teatrais
Contato: (53) 81340916

 

Abambaé Companhia de Danças Brasileiras

abambae-01

Nome dos coordenadores: Thiago Silva de Amorim Jesus
Descrição: A Abambaé é composta por integrantes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Escolheu Pelotas para fixar raízes não somente pelo fato de ter muitos integrantes desta cidade, mas, muito especialmente, por acreditar se tratar deste lugar um espaço especial para o desenvolvimento de uma proposta inovadora como esta, por sua história, importância e projeção no que diz respeito ao potencial cultural.

Instagram: @abambaebrasil

Facebook: https://pt-br.facebook.com/abambaedobrasil

Blog: http://abambae.blogspot.com.br/

 

OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte 

Nome dos Líderes: Josiane Gisela Franken Corrêa (líder) e Thiago Silva de Amorim Jesus (vice-líder)
Descrição: O OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte é um Grupo de Pesquisa (UFPel/CNPq) que se constitui num espaço acadêmico de investigação, reflexão, produção e intercâmbio de saberes/fazeres provenientes das diferentes formas de expressão da cultura, apreendidas a partir dos mais diversos matizes e procedências.
Nesse sentido, são interesses concomitantes do grupo a articulação de conhecimentos entre artistas, pesquisadores, educadores e educandos, mestres da cultura popular, gestores culturais e demais agentes envolvidos com as áreas mencionadas, bem como temas da ordem contemporânea associados às questões de gênero, etnia.
É mister destacar que o OMEGA prioriza uma visão simbólica holística que evidencia um olhar temporal simultaneamente sincrônico e diacrônico, no intuito de compreender e valorizar os saberes/fazeres artísticos e educativos e memórias individuais e coletivas (existência singular-plural) enquanto movimento de conexão entre passado, presente e futuro e suas possibilidades e desdobramentos.

Linhas de Pesquisa:

Processos artísticos e educacionais na contemporaneidade – Interessa-se por estudos disciplinares, inter e transdisciplinares focados na investigação, registro, difusão, análise, problematização, criação, fruição a partir de temáticas orientadas por um olhar reflexivo que transita entre as noções de artes, corpo, dança, cena, educação, docência, cultura, gênero e tecnologia.

Teoria, Memória e Culturas Populares – Interessa-se por estudos disciplinares, inter e transdisciplinares focados na construção de saberes/fazeres que se articulam mediante processos de investigação filosóficos, estéticos, sociais, historiográficos e antropológicos sobre as artes, as culturas, as memórias, os fatos folclóricos, as sociedades e seus múltiplos desdobramentos.


Arte na Escola

artenaescola

Nome da Coordenadora: Nádia da Cruz Senna
Descrição: O Instituto Arte na Escola resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Tem como missão incentivar o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do ensino básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem. São 50 Pólos presentes em 46 cidades de 22 Estados brasileiros, unidos por um ideal: melhorar o ensino da arte no país. A Rede Arte na Escola reúne universidades, instituições culturais e educacionais, que qualificam professores dos níveis infantil, fundamental e médio e os estimulam a formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. O compromisso do Pólo UFPel é divulgar o acervo de mais de 300 DVDs sobre arte junto aos professores da rede de ensino básico de Pelotas, comunidade acadêmica e região Sul do Estado. Além da divulgação do acervo, manter ações de formação continuada com a pretensão de refletir sobre novas práticas metodológicas de ensino da Arte na escola.
Contato: http://paeufpel.blogspot.com.br/

 


 

Laboratório Multilinguagens

Nome dos Coordenadores: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Descrição: O Laboratório Multilinguagens visa promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação – TICs e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.
Contato: life.ufpel@gmail.com