Notícias
  • Seleção Conjunta de Bolsistas de Extensão 2017

    Numa iniciativa pioneira, os projetos de extensão vinculados ao Curso de Dança do Centro de Artes da UFPel que foram contemplados com bolsas extensionistas em 2017 estão realizando um processo de seleção conjunta, onde são aceitos como candidatos a bolsistas alunxs de diferentes cursos da instituição.

    Assim, as Coordenações dos Projetos Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade, Caminhos da Dança na Rua, COREOLAB: Laboratório de Estudos Coreográficos, Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK e Residências Artísticas tornam público a abertura das inscrições para seleção de 05 (CINCO) bolsistas no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2017, de acordo com o edital abaixo:

    Edital Bolsistas de Extensão 2017

  • NUFOLK participa da Semana Mundial do Brincar

    O Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK participa em 2017, através de oficinas ministradas por professores e alunos do Curso de Dança, da Semana Mundial do Brincar, promovida em Pelotas pela Faculdade de Educação da UFPel.

    Abaixo, segue a programação completa da semana:

    Programação 2017

  • Aula Aberta de Folclore na Calourada UFPel

    Na tarde ensolarada do vinte e seis (26) de abril, ocorreu no antigo prédio da AABB, a Aula Aberta de Folclore, vinculada à disciplina de Laboratório de Danças Folclóricas do Curso de Dança – Licenciatura e com o apoio do Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, dentro da programação das atividades de recepção dos alunos ingressantes no semestre 2017-01.

    A atividade foi ministrada pelas professoras Carmen Anitta Hoffman e Jaciara Jorge, e ainda contou com o apoio e registro da professora Josiane Franken, docentes vinculadas ao Curso de Dança.  Durante a tarde, as ministrantes realizaram atividades de cunho lúdico como brincadeiras folclóricas e danças folclóricas como a quadrilha, envolvendo os diversos participantes da oficina. Uma linda tarde lúdica, de muita dança, acolhimento, conhecimentos e valorização do Folclore!!

    Abaixo, algumas imagens do evento:

  • Contagem regressiva para 2017-01

    Faltam poucos dias para iniciar o semestre letivo 2017-01 na Universidade Federal de Pelotas e estamos em contagem regressiva… Na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, o atual ano letivo inicia e promete. Será mais um ano de muito folclore e cultura popular em Pelotas e além fronteiras !

    Oficinas da Semana do Folclore são algumas das principais atrações (na foto, edição de 2016)

     

  • Curso de Turismo recebe palestra do NUFOLK

     

    Na última segunda-feira, dia 20 de fevereiro, o Coordenador Geral do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK, Prof. Thiago Amorim, ministrou a Palestra “Folclore e Turismo: reflexões e possibilidades” para a turma do 4º semestre do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas.

    A atividade foi coordenada pela Professora Sarah Minasi com suporte do monitor Igor Moraes e integrou o programa da disciplina de História da Cultura Brasileira e o Turismo, convertendo-se num momento de grande troca de saberes e interação entre ambas as áreas do conhecimento.

     

  • Imperdível – Residência sobre Danças Populares

    cartaz_residencia_dancaspopulares_elisiane

    A Câmara de Extensão UFPel e o Curso de Dança – Licenciatura UFPel convidam para a Residência Artístico-Pedagógica em Danças Populares na Escola com a professora Elisiane Wiggers, que acontecerá nos dias 30/11 e 01/12. Além da residência, a programação conta com a palestra “Trajetória e Conquistas da Dança Escolar em Joinville” que ocorrerá na manhã do dia 30, das 9h ás 11h30, no Auditório do Bloco 1 do Centro de Artes, aberta ao público. Para a residência é necessária prévia inscrição, que poderá ser realizada no endereço abaixo; serão 40 vagas distribuídas em três categorias. Elisiane é professora, coreógrafa e uma das idealizadoras do Programa Dançando na Escola em Joinville. Junto a este trabalho conquistou diversos prêmios no Festival de Dança de Joinville na categoria de danças populares. Esta atividade conta com o apoio do Centro de Artes, Movimento Re-Existência, PIBID Dança e NUFOLK – Núcleo de Folclore UFPel, Observatório de Culturas Populares e Projeto Oficina de Danças Folclóricas para a Comunidade.

    Inscrições aqui neste formulário