Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2016/2)

Estudo e Implementação de Estratégias para Redução de Complexidade do Codificador de Vídeo HEVC Baseadas em Aprendizado de Máquina
Pargles Wenz Dall’Oglio

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa (orientador)
Prof. Luciano Volcan Agostini (co-orientador)
Prof. Ricardo Matsumura Araújo
Prof. Marcelo Schiavon Porto
MSc. Ruhan Ávila da Conceição

Data: 14 de Março de 2017

Hora: 15:30h

Local: Lab 4

Resumo do Trabalho: Serviços de streaming de vídeo, como Netflix e Youtube tornam-se cada dia mais populares e levam operadoras de internet a propor limites de consumo de banda devido ao aumento de seus custos operacionais. Além disso, a quantidade de vídeos gerada diariamente por smartphones e compartilhada em mídias sociais bate recordes ano a ano. Estes são alguns cenários que exemplificam a constante necessidade pela pesquisa e desenvolvimento de codificadores de vídeo mais eficientes. O codificador de vídeo estado-da-arte denominado HEVC foi desenvolvido em parceria entre academia e indústria como forma de reduzir a taxa de bits necessária para representar um vídeo sem degradar a sua qualidade. Porém, esta evolução demanda uma elevada complexidade, sendo este um desafio para codificadores em tempo real ou smartphones, principalmente em altas resoluções. Por este motivo, faz-se necessária a pesquisa e o desenvolvimento de algoritmos para redução da sua complexidade. Algoritmos de Aprendizado de Máquina mostram-se boas soluções para este problema, pois são capazes de mapear o comportamento de um codificador de vídeo e consequentemente prever cálculos futuros desnecessários. Este trabalho apresenta inicialmente a análise de mais de sessenta algoritmos de Aprendizado de Máquina, levando-se em consideração Precisão, Imprecisão e Tempo de Execução. Após as análises, o algoritmo C5 foi selecionado e implementado diretamente no HEVC e seus resultados foram comparados com trabalhos relacionados na área. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que o trabalho proposto apresenta resultados de redução de complexidade competitivos. Além disso, enquanto demais trabalhos apresentam soluções estáticas de Aprendizado de Máquina, este trabalho executa o algoritmo C5 dinamicamente no HEVC, tornando-se assim, uma inovação na área de codificação de vídeo.

Para mais informações acesse: https://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2016_2/

Publicado em 10/03/2017, na categoria Bancas.