Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2016/2)

Interação de Usuário com Interfaces Tangíveis: Uma Análise de Experiências Utilizando o Projeto AR Sandbox
Natália Toralles Darley

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Profa. Tatiana Aires Tavares (orientador)
Prof. Gilberto Loguercio Collares (co-orientador)
Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa
Prof. Vinicius Kruger da Costa
Profa. Viviane Santos Silva Terra

Data: 10 de Março de 2017

Hora: 10:00h

Local: Sala 308

Resumo do Trabalho: Interface é o meio de comunicação entre o usuário e a aplicação. Nos primeiros computadores pessoais, o usuário se comunicava com o computador através da tela, mouse e teclado. Com o avanço das tecnologias e desenvolvimento de novos dispositivos, a interação foi se tornando mais natural. A partir da década de 60 começaram a surgir aplicações de Realidade Virtual, onde o usuário se sentia dentro de um ambiente digital, e de Realidade Aumentada, onde elementos virtuais eram visualizados no ambiente real. O desejo de fazer com que a interação de usuários com o sistemas computacionais fosse mais natural, e que a limitação entre real e virtual fosse praticamente imperceptível, resultou no desenvolvimento das Interfaces Tangíveis (TUI). Em TUI  os objetos físicos são interpretados pelo sistema como informações digitais. Portanto, os usuários interagem com o sistema através da manipulação de objetos físicos, o sistema reconhece as ações e responde através da projeção digital. O AR Sandbox consiste em uma aplicação de Interface Tangível que permite que o usuário visualize e molde mapas topográficos. Sobre a superfície de uma caixa de areia o mapa topográfico é projetado e o usuário molda a areia como se estivesse moldando o mapa topográfico, podendo criar montanhas, planícies, depressões e afins. Além da representação de relevo, o usuário também pode simular chuva, ao elevar sua mão o sistema a reconhece como uma nuvem e reproduz o escoamento da água. Este trabalho apresenta um referencial para o desenvolvimento de aplicações de interfaces tangíveis, visto que aplicações de TUI são recentes e não há metodologias específicas para avaliar este tipo de interface. Para isto foi feita uma parceria com o curso de Engenharia Hídrica da UFPel para implantar o AR Sandbox nesta instituição para fins didáticos e de pesquisa e, para este trabalho utiliza-lo como material de estudo de interface tangível. Fez parte deste projeto implantar o AR Sandbox na UFPel e realizar a avaliação da aplicação, e a partir desta experiência extrair orientações para desenvolvimento de TUI.

Para mais informações acesse: https://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2016_2/

Publicado em 07/03/2017, na categoria Bancas.