Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2016/2)

Enriquecendo o conteúdo de Objetos de Aprendizagem usando dados abertos conectados
Lúcio Leal Bastos

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. Cristian Cechinel (orientador)
Profa. Daniela Francisco Brauner (co-orientador)
Prof. Ricardo Matsumura Araujo (co-orientador)
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann
Prof. Leomar Soares da Rosa Júnior
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar

Data: 10 de Março de 2017

Hora: 15:10h

Local: Sala 309

Resumo do Trabalho: Em cursos a distância, semi-presenciais ou presenciais, é comum a disponibilização de Objetos de Aprendizagem (por exemplo artigos, apresentações e documentos em geral) que possuem conteúdo relevante para o curso. De forma a complementar o conteúdo fornecido pelo professor, também é comum que os alunos busquem conteúdos na Web para facilitar o estudo e entendimento sobre o assunto discutido nos cursos. O crescente volume de dados disponíveis na Web acentua o desafio de busca e recuperação de conteúdo relevante, por isso iniciativas como a Linked Open Data buscam enriquecer a informação disponibilizada na Web adicionando links para dados abertos estruturados, facilitando também a busca e recuperação por computadores de informações relevantes. Neste contexto, este trabalho visa utilizar serviços Web que fazem uso destas bases de dados abertos para sugerir links a professores sobre conteúdos abertos relacionados aos objetos de aprendizagem que os mesmos disponibilizam em seus cursos. Este conteúdo poderá então ser sugerido aos alunos como referências adicionais ao conteúdo original do curso, enriquecendo o conteúdo disponibilizado pelo professor.

Para mais informações acesse: https://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2016_2/

Publicado em 07/03/2017, na categoria Bancas.