Apresentação – HR-16

Prezado leitor,

Com este número História em Revista chega ao seu 16º ano. Um ano de comemorações visto que o Núcleo de Documentação Histórica, do qual esta revista é a sua publicação, celebra seus 20 anos de atividades relacionadas a pesquisa, ao ensino e a extensão. Novamente com este número pretendemos divulgar no meio acadêmico os resultados de trabalhos científicos que apresentam rigor metodológico na abordagem de suas fontes. Assim, nesta edição História em Revista publica em suas páginas uma seleção de artigos acadêmicos relacionados a diferentes temáticas de pesquisas.

Eduardo Palermo inaugura este número como o artigo Cautivos en las estancias de la frontera uruguaya. Trafico de esclavos en la frontera oriental en la segunda mitad del siglo XIX O objetivo principal do autor é analisar a situação de escravos e libertos capturados e sequestrados na fronteira entre o Uruguai e o Brasil. Esses escravos da fronteira acabavam servindo como mão-de-obra nas charqueadas de Pelotas ou então eram enviados para o Rio de Janeiro, sobretudo após o fim do tráfico negreiro Atlântico.

No artigo seguinte Por se ter queimado uma preta escrava, com o pretexto de bruxaria: fronteira, impunidade e crença dos senhores no poder mágico-religioso de seus cativos (Rincão de Artigas / 1856) de autoria de Paulo Roberto Staudt Moreira continuamos na fronteira Brasil-Uruguai e na temática sobre a escravidão. O autor analisa um crime contra uma escrava acusada de ter poderes mágico-religiosos e, devido a isso, queimada num jirau por seu senhor.  Ao longo do artigo o autor verifica que além de ser um crime ocorrido na fronteira, o que poderia dificultar as frágeis relações entre brasileiros e orientais, o crime, apesar de cruel e desumano, não despertou o interesse das autoridades em investigá-lo.

Já em Rede social e prestígio familiar nas cartas da Baronesa de Três Serros, Débora Clasen de Paula analisa as cartas de Amélia Hartley de Brito Antunes Maciel, a Baronesa de Três Serros, enviadas para sua filha Amélia Aníbal Hartley Antunes Maciel. No artigo a autora trata da questão do prestígio familiar e como se construíam as redes sociais em torno da Família Antunes Maciel, importante no cenário político e social pelotense no século XIX e início do XX.

Alexandre Kohlrausch Marques no artigo A invasão da Abssínia e o jornal A Alvorada enfoca como o conflito no continente africano foi noticiado em A Alvorada, o principal jornal direcionado para a comunidade negra de Pelotas. Ao longo do trabalho o autor analisa as opiniões dos colaboradores do jornal demonstrando como a invasão da Etiópia serviu para a construção de uma identidade negra local.

O artigo O comunismo e a União Soviética nas páginas da Revista do Globo (1930-1945) de autoria de Marisângela Martins analisa reportagens e artigos de opinião veiculados na Revista do Globo que trataram do comunismo e da URSS no período da Era Vargas. Ao longo do desenvolvimento do artigo a autora demonstra que as mudanças na direção da Revista do Globo também implicavam na veiculação de pontos de vista diferentes sobre o comunismo e a URSS.

O artigo Voando com o Leão alado de São Marcos: a invenção do talian no Rio Grande do Sul foi escrito por Paulo César Possamai. Averiguar como ocorreu o processo de construção da identidade ítalo-sul-rio-grandense é o objetivo principal do autor. No desenvolvimento do artigo são analisadas como as identidades desse grupo étnico se construíram até a elaboração de um sentimento regionalista italiano denominado talian, como uma reafirmação da pertença étnica e da valorização dos costumes camponeses.

Na seção Instrumento de trabalho Beatriz Ana Loner, Lorena Almeida Gill, Lóren Nunes da Rocha, Marciele Vasconcellos e Micaele Irene Scheer apresentam os procedimentos e alguns resultados do projeto desenvolvido no Núcleo de Documentação Histórica com os cerca de 100.000 processos da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas pertencentes ao seu acervo. Os processos abrangem o período entre as décadas de 1940 e 1990 e possibilitam, por exemplo, averiguar as relações que os trabalhadores mantinham com as políticas trabalhistas.

Boa leitura!

| voltar |