Acervo

O Núcleo de Documentação Histórica (NDH), ao longo dos anos, vem acumulando um acervo documental caracterizado pela sua heterogeneidade, de conteúdo e tipos de materiais proveniente de doações e arrecadações diversas, abordando principalmente assuntos referentes a movimentos sociais (operário, urbanos, MST, etc.), a história de Pelotas e região e a história da Universidade Federal de Pelotas.

Possui inúmeros jornais, revistas, panfletos, folhetos, etc., além de um acervo bibliográfico bastante amplo, composto de livros, periódicos, teses, dissertações, relatórios, artigos e monografias, todos a disposição dos estudantes e pesquisadores.

Também faz parte do acervo documental do NDH o arquivo permanente da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) que abarca as décadas de 1930 a 1960 e o arquivo de Processos Judiciais da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas, das décadas de 1940 a 1990, os documentos do Grêmio Estudantil do CEFET-RS e do DCE – UFPel, doados em regime de comodato e, também, o manuscrito inédito de João Simões Lopes Neto, Artinha de Leitura que foi repassado para o Instituto João Simões Lopes Neto, em Pelotas. Outro importante acervo sob guarda do NDH é a coleção com 241 folhetos doados pela Igreja Positivista do Brasil e pela Capela Positivista de Porto Alegre ao Prof. Dr. Paulo Pezat.