História em Revista, 2018/1, abre chamada!

Dossiê: História da Educação e Ensino de História: temas, fontes e problematizações.

O objetivo deste dossiê é agregar estudos dos campos da História da Educação e do Ensino de História, problematizados em diferentes contextos, bem como a partir de distintas fontes, abordagens temáticas e perspectivas teóricas.

Nas últimas décadas observa-se a emergência de dois importantes campos de pesquisa na historiografia brasileira – História da Educação e Ensino de História – cujas efervescências de produções acadêmicas podem ser atestadas pelos inúmeros trabalhos de pós-graduação defendidos no Brasil, pelos significativos eventos realizados, pelas publicações de/em revistas científicas e pela consolidação de vários grupos de pesquisa.

Assim, pretendemos reunir artigos resultantes de pesquisas que façam a mediação entre diferentes modos de pensar, conceber e analisar a relação entre a História da Educação e o Ensino de História. Nesse sentido, por exemplo, pesquisas que tomam como referências a historicidade dos processos culturais escolarizados, as práticas e discursos mobilizados para ensinar e aprender saberes e conhecimentos (históricos), a dinâmica legislativa sobre aspectos educativos em geral e do ensino de História em particular, os agentes intelectuais que pensaram a escola, a educação e o ensino de História, as memórias sobre práticas, normas, regimes e instruções, são discussões significativas e importantes para o campo das Ciências Humanas e serão bem-vindas neste dossiê.

Nesse sentido, a “História em Revista”, periódico do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas convida pós-graduandos, mestres e doutores que pesquisam sobre as dimensões da História da Educação e do Ensino de História a submeterem seus artigos e resenhas para avaliação e possível publicação.

Prazo de envio: 30 de abril de 2018

Envio para: ndh.ufpel@gmail.com

Normas da revista podem ser acessadas em: https://wp.ufpel.edu.br/ndh/normas-editoriais/ 

Organizadores: Magno Francisco de Jesus Santos-UFRN e Fernando Ripe – UFPEL