Início do conteúdo
Tutoria

Texto em Libras – Clique Aqui

 

O Programa de Tutorias Acadêmicas entre pares do NAI se propõe a ser mais uma iniciativa do Núcleo, na direção de oportunizar apoio, suporte e auxílio aos/as acadêmicos/as de nossa universidade, com deficiência ou com Transtorno do Espectro do Autismo, quanto aos estudos e às aprendizagens acadêmicas.

O/a acadêmico/a bolsista-tutor/a do NAI realiza tutorias no período de 20h semanais junto ao/a seu/sua acadêmico/a em tutoria, nos espaços da UFPel, buscando, por intermédio dos encontros para fins de tutorias, desenvolver ações para o acompanhamento, a organização e a sistemática dos estudos acadêmicos. As tutorias também possibilitam o incentivo à inserção e à participação de tutores/as e acadêmicos/as em tutorias nas atividades de natureza artística, científica e cultural de nossa universidade. As contribuições entre colegas que estudam juntos/as têm se constituído de forma mútua, tanto para a formação acadêmico-profissional, quanto para a construção da universidade e da sociedade mais inclusiva.

Texto em Libras – Clique Aqui

 

Proposta projeto de ensino

 

Formação para os/as bolsistas-tutores/as

No percurso de realização das tutorias o NAI tem proporcionado formação pedagógica contínua aos acadêmicos/as bolsistas-tutores/as. São realizados encontros mensais entre tutores/as e equipe do NAI, através dos quais são compartilhadas as experiências e as situações de tutorias, e onde são desenvolvidas orientações e esclarecimentos. Na maioria das vezes tem se constituído verdadeiras rodas de conversas, nas quais as trocas de conhecimentos e de experiências têm prevalecido, canalizando assim ansiedades e proporcionando embasamentos teóricos e práticos.

Em razão dos calendários letivos remotos, as reuniões e os encontros para fins de formações pedagógicas do grupo de tutores e tutoras do NAI têm ocorrido em formato híbrido, contando com as contribuições de professores pesquisadores no campo da inclusão e da acessibilidade da pessoa com deficiência ou com autismo no ensino superior. 

 

Tutorias Acadêmicas – 2022

Lívia Alves Garcia – Administração

Daniele Guerreiro da Rosa – Turismo

Ronney Bruno da SIlva Côrrea – Antropologia

Mateus Barbosa Rocha – Artes Visuais

Isabelle Rodrigues Alves – Dança

Isadora Silveira Boeri – Direito

Lauro Araujo Leme – Engenharia de Petróleo

Jennifer Rosa da Silva – Geografia

Luana Vahl Consen – Gestão Ambiental

Fabiola Peres de Souza – História

Valtair Augusto Vieira Firmino e Souza – História

Amanda de Freitas Braga – Letras 

Cleiton Eudis Nunes Silva – Medicina 

Lucas Franco Melchíades – Medicina 

Samuel da Silva Julião – Medicina 

Pedro Henrique Caetano Santos da Silva – Medicina 

Matheus Zambrano Hilzendeger – Medicina 

Wesley Silva da Rosa – Medicina Veterinária

Rafaela Reginato Correa – Nutrição

Rodrigo Konsgen Rossales – Odontologia 

Debora Caroline Ferrarezi Pereira – Odontologia 

Jenifer Aniceto Jardim – Pedagogia

Gabriele Igansi dos Santos – Pedagogia

Carolina Macedo dos Santos Quillfeldt – Psicologia

Alecia Ferreira da Silva – Química Industrial

Fernanda Gabrielle Pereira dos Santos – Terapia Ocupacional

Claudia Flávia Soares Jaks – Zootecnia