NAI aposta em formação continuada para os acadêmicos-tutores

A continuidade da proposta de tutoria entre pares, oportunizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPEL para os acadêmicos com deficiência incluídos em nossa universidade, tem se constituído uma prática adotada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da UFPel neste ano de 2017. Os novos acadêmicos-tutores selecionados foram recebidos em maio pelo Núcleo, e foram inseridos em nova perspectiva para a tutoria oferecida, pois passaram a participar de reuniões e atividades de formação pedagógica continuada, como forma de garantir suporte e orientação qualificada para a realização de suas tutorias. A tutoria, entendida bem mais do que a presença ou o auxílio na realização das atividades acadêmicas, tem sido construída como uma oportunidade para ambos, tutores e tutorados, de avançarem em seus aprendizados e formação acadêmica.

O primeiro encontro, datado em treze de julho, foi marcado pela troca de experiências entre os acadêmicos-tutores a respeito das tutorias realizadas. Os relatos deram conta de aproximar vivências, e de socializar as diversidades de situações e de realidades acadêmicas que se tornam bastante próprias para os estudantes com deficiência na educação superior. Em meio aos relatos, o acompanhamento pedagógico das práticas de tutorias por parte da equipe de trabalho do NAI foi se concretizando, através de colaborações mútuas, as quais foram sanando dúvidas, canalizando angústias, e sugerindo novas ações e encaminhamentos. A proposta desta formação continuada é constituírem-se espaços e tempos através dos quais todos e todas aprendam, contribuam, e cresçam juntos.

Nesta primeira etapa de formação o grupo contou também com a fala da professora e chefe do NAI Rita de Cassia Cóssio que discorreu sobre as caracterizações acerca das deficiências, com a fala da técnica Susane Anadon que compõe a gestão pedagógica abordando sobre a atuação e as ações próprias da tutoria, e ainda com as contribuições das profissionais que compõem a Sessão de Atendimento Educacional Especializado – SAEE\NAI, com a técnica Mirian Bohrer e a educadora especial Débora Jacks sobre a relação entre os atendimentos prestados e as avaliações realizadas pelo atendimento educacional, orientações encaminhadas aos cursos e ao desenvolvimento das tutorias com cada um dos tutorados.

Os encontros de formação serão mensais, e contarão com a abordagem de temáticas diversificadas, diretamente relacionadas ao exercício da tutoria, tais como: os processos de aprendizagem, a criação de recursos adaptados e acesso à tecnologias assistivas, entre outros temas considerados significativos pelo grupo. A metodologia de trabalho contará com convites a outros atores educacionais da nossa universidade que possam vir qualificar ainda mais a formação, além de garantir a participação e as contribuições de todos e de todas envolvidas. Neste sentido, importante destacar que o diálogo será estabelecido como condição essencial para a realização dos momentos formativos, assim como a conscientização do caminho a ser percorrido na busca de uma inclusão realmente concreta e efetiva em nossa Universidade.

Publicado em 07/08/2017, na categoria Sem categoria.