Ciclo de Palestras – TILS E A EDUCAÇÃO DE SURDOS

O Curso de Aperfeiçoamento nas áreas de Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa para os profissionais surdos e ouvintes da região Sul abordará temáticas alusivas a técnicas de atuação, postura profissional, trabalho em equipe e articulação política. Na oportunidade de contarmos com a presença de profissionais pesquisadores da área de tradução e interpretação de Língua de Sinais para o Curso, não poderíamos furtar a Comunidade Surda de entrar em contato com tão importantes falas para os debates atuais inerentes à acessibilidade linguística.

Nos dias 14,15 e 16 de julho ocorreu o primeiro de seis encontros que irão acontecer no decorrer deste semestre. O curso tem convidados especiais para conversar com a comunidade surda de Pelotas e região sobre TILS e Educação de Surdos, promovido pela Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e contamos com as seguintes parecerias: o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, a Coordenadoria de Inclusão e Diversidade – CID, a Prefeitura Municipal de Pelotas- SMED e a Fundação Universitária do Rio Grande – FURG e com o apoio da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais- FEBRAPILS, que também acredita na importância da formação continuada para os profissionais que é o objetivo principal deste Ciclo de Palestras.

As metas a serem alcançadas estão na linha do aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas instituições envolvidas neste projeto, assim como oferecer estes momentos de formação para os demais inscritos, os quais ainda não atuam. Isto se dá, tendo em vista que a região oferta cursos de capacitação para formar estes profissionais, mas ainda carece de acompanhamento. O Ciclo de Palestras é uma formação que envolverá a comunidade em geral com palestras abertas que ocorrerá dia 04 e 18 de agosto, dia 22 setembro, 20 de outubro e no dia 24 novembro todos no horário das 19h às 22h (sexta-feira) e para um público específico tendo como pré-requisito conhecimento de Libras ocorrerá aos finais de semana no turno da manhã e tarde nos dias 05, 06,19 e 20 de agosto, 23 e 24 de setembro, 21 e 22 de outubro e 25 e 26 de novembro.

Inscrições: aperfeicoamento.tils.ufpel@gmail.com

Site: https://wp.ufpel.edu.br/nai/eventos/

Publicado em 03/08/2017, na categoria Sem categoria.