NAI cumpre agenda de diálogo com a comunidade acadêmica

Na tarde do dia treze de junho a equipe de trabalho e de atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão esteve palestrando junto a um grupo acadêmicos de pós-graduação em Direito na UFPel, à convite do professor Valmôr Scott Junior. A apresentação da nova estruturação do NAI, a fala sobre a acessibilidade na UFPel, e a divulgação da nova política de ações afirmativas em nossa universidade destinada as pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidade e Superdotação marcaram a visita do NAI na referida unidade acadêmica.

No encontro a chefe do NAI professora Rita Cóssio elencou as duas sessões que compõem atualmente o Núcleo: A Seção de Interpretes e a Seção de Atendimento Educacional Especializado, sob as chefias das respectivas técnicas administrativas Nádia Porto e Mirian Bohrer. As servidoras presentes nesta visita fizeram uso do espaço para exporem as atividades e os encaminhamentos que são realizados por intermédio da existência e da atuação de suas seções.

A professora Rita também esteve relatando a respeito da nova Comissão de Apoio ao NAI – CONAI, a qual tem caráter normativo, consultivo e deliberativo quanto às questões e às demandas mais significativas do Núcleo, como por exemplo, a política de cotas para pessoas com deficiência na UFPEL. A Politica de ações afirmativas para pessoas com deficiência na UFPel, com início no SISU 2017/02, e com a nova resolução das cotas na pós-graduação, foi abordada na palestra como uma grande conquista não apenas para a nossa comunidade universitária como também para a sociedade brasileira. Os avanços neste âmbito precisam continuar de modo a poder contemplar as diferentes realidades vivenciadas pelas pessoas com deficiência, e assim contribuir para o fortalecimento de uma sociedade ainda mais justa, mais democrática e mais plural.

Publicado em 23/06/2017, na categoria Sem categoria.