NAI reúne os novos tutores

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão reuniu no dia 09 do mês vigente os novos bolsistas e bolsistas-tutores do NAI, em seu novo endereço, Campus 2 da UFPEL, na Barroso, sala 110, para dar as boas-vindas aos acadêmicos, como também para balizar o reinício dos trabalhos de tutoria. Entre as falas realizadas, foi destacada a importância da tutoria e a escolha reiterada pelo exercício da tutoria “entre pares”. Alguns bolsistas presentes foram designados para a colaboração junto às tecnologias assistivas e da informação e da comunicação do NAI.

Segundo a fala da nova chefia do NAI, Professora Drª Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, a politica de ações afirmativas para pessoas com deficiência no ingresso dos cursos de graduação da UFPel, recentemente implementada na universidade, irá garantir a ampliação das inserções das pessoas com deficiência em nosso meio universitário, gerando para o Núcleo maiores e diversificadas demandas ao longo do tempo, dentre elas, as relacionadas diretamente com as práticas de tutoria.

O encontro também registrou junto aos bolsistas-tutores a relevância da realização das tutorias como práticas cotidianas intermediárias entre tutorados e professores do curso de graduação, entre tutorados e seus colegas de curso, colaborando para aproximar atores sociais e acadêmicos de um mesmo processo: o de ensino e aprendizagem. O apoio, o auxilio, e os suportes, de cunho pedagógico e social, proporcionados por intermédio da tutoria, contribuirão para a qualidade do desenvolvimento do aluno tutorado no decorrer de sua jornada formativa, uma vez que a parceria construída entre tutor e tutorado também poderá acenar para a inserção do aluno tutorado nas demais questões de âmbito mais geral da universidade. O tutor por sua vez, tem, na sua atuação a possibilidade significativa de qualificar ainda mais sua formação acadêmica, na medida em que ampliam suas oportunidades e experiências. Nesse sentido, a tutoria se revela num grande pilar da construção de uma cultura de inclusão na UFPel, que assim busca tornar-se cada vez mais plural, justa, qualificada e para todos.

Publicado em 19/06/2017, na categoria Sem categoria.