NAI REÚNE TUTORES

No dia nove do mês vigente, a chefia e equipe do Núcleo de Acessibilidade Inclusão – NAI reuniram os tutores, os quais acompanham e desenvolvem atividades acadêmicas junto aos alunos com necessidades especiais inseridos nos diferentes cursos de graduação em nossa universidade. O encontro objetivou recepcionar os tutores neste retorno às atividades acadêmicas, apresentar a reestruturação do NAI e a proposta de atuação da nova seção de aprendizagem, voltada para avaliar, acompanhar e produzir estratégias de mediação e de aprendizagem, as quais oportunizem aos tutorados avanços qualificados em seus percursos acadêmicos. Esta proposta pedagógica entende que, embora o acesso e as formas de permanência, tais como os auxílios, sejam positivos, os mesmos não se constituem suficientes se as aprendizagens não forem qualificadas, se as metodologias e os recursos não forem adaptados. Neste sentido, o NAI, nesta nova fase da gestão, passará a contar com atendimento educacional especializado para alunos com deficiência e\ou transtornos de aprendizagem, e com profissionais que atuam na área de educação especial para pessoas com déficit intelectual, cegueira, Transtorno do Espectro do Autismo e Transtornos de linguagem, além da Seção de Intérpretes de Libras já existente. A perspectiva é integrar a pesquisa e o apoio pedagógico aos cursos de graduação para as ações de tecnologia assistiva, bem como investir na formação permanente de tutores, professores, coordenadores e técnicos.

Após a fala inicial da chefia do Núcleo, Prof. Dr Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, cada tutor relatou suas ações e as dificuldades encontradas neste tempo de atuação junto aos tutorados, assim como as necessidades e os temas a serem abordados nas formações e reuniões futuras. O papel do tutor no processo de inclusão, a qualidade das mediações oportunizadas por eles e a importância que assumem na qualificação dos processos de aprendizagens dos tutorados foram temáticas salientadas pelas falas apresentadas no grupo presente. Além das formações, estas reuniões sistemáticas pretendem ser ampliadas para os tutores de outros grupos de discentes incluídos, tais como indígenas e quilombolas.

Publicado em 21/03/2017, na categoria Sem categoria.