• Bacharelados em Musica
Docentes

Carlos Walter Soares lattes

Doutor (2016), Mestre (2004) e Bacharel (1999) em Música, na área de Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas, na qual ministra disciplinas no curso de bacharelado em Composição Musical. Desenvolve pesquisa envolvendo os temas de Composição musical, Significado em música e Literatura e música.

Germano Gastal Mayer lattes

É bacharel em música (2003) e mestre (práticas interpretativas / piano – 2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2009 integra o quadro docente como professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, RS. Foi assistente de ensino na Texas Tech University (Lubbock, TX – EUA), professor substituto na UFPEL, professor colaborador na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e pianista instrutor na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Sua experiencia abrange a docência musical voltada para a prática pianística e assuntos afins, extensão universitária, e a performance como pianista em trabalhos individuais e de música de câmara. Atualmente encontra-se em afastamento da UFPEL para qualificação, cursando o doutorado (DMA), na University of Iowa, IA – EUA, com bolsa de doutorado pleno da CAPES.

Guilherme Tavares lattes

É bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e mestre na área de Teoria e Criação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a dissertação “Números como Ferramentas para a Composição Musical”, cujo ponto central é a composição Reflexões sobre a Vida e a Morte . Atua nas áreas de Harmonia, Percepção Musical, Violão e Composição. Tem uma longa trajetória como professor particular na cidade de Pelotas-RS e vem atuando como intérprete desde 1989 em diversos instrumentos e formações (solista e camerista ao violão, guitarra elétrica, teclado, piano, percussão orquestral e canto coral). Destaca-se a participação no coral e na orquestra da Sociedade Pelotense Música Pela Música e nos grupos instrumentais SAPO e Violando, estes dois últimos veiculadores de várias composições e arranjos originais. Em 2008 lecionou as disciplinas de Composição e Arranjo no Curso de Tecnologia em Produção Fonográfica (UCPel) e desde 2009 é Professor Assistente com Dedicação Exclusiva no Curso de Música-Bacharelado da UFPel, atuando principalmente nas disciplinas de Harmonia, Treinamento Auditivo e Violão.

Ivanov Basso lattes

Possui graduação em Música Opção Instrumento Violão pela Universidade Federal de Santa Maria (1992). É Especialista em Musicoterapia pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas. , atuando principalmente nos seguintes temas:arranjos para DUOS, TRIOS e QUARTETOS de Violões, arranjos para Canto e Piano, música para Violão Solo, composição para violão solo e grupos de violões, composição para violão e outros instrumentos.

James Correa lattes

Compositor, violonista e sound designer, é doutor em música pela State University of New York at Buffalo, mestre em composição e bacharel em violão pelo departamento de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor de composição, computação musical no pós-graduação e membro do conjunto de música contemporânea no departamento de música da SUNY at Buffalo. Foi também membro da comissão artística do ENCOMPOR, um dos diretores do Festival Multimedia Internacional Multiple-X, um dos organizadores dos concertos anuais de música interativa promovido pelo Lejaren Hiller Computer Music Studios nos anos de 2005 a 2010 em Buffalo, NY, coordenador do Festival Latino Americano de Música Contemporânea de Pelotas e do projeto Interativa. Suas obras têm sido interpretadas na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Europa e nos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil. Como performer Correa tem se dedicado ao repertório contemporâneo solo e camerístico. Atualmente é professor de composição, música eletroacústica e música e tecnologia do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, coordenador do Laboratório de Composição e pesquisador do Núcleo de Musica Contemporânea da UFPel.

http://www.jamescorrea.net

 

Jorge Meletti lattes

Possui graduação em Bacharelado em Música. Habilitação: Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Assistente no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, atuando nas áreas da Composição e Teoria Musical e Percepção Auditiva.

Joana de Holanda lattes

Graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre em Artes pela University of Iowa (2000) e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com estágio na City University, em Londres. É docente da Universidade Federal de Pelotas desde 2006 onde ministra as disciplinas de Piano, Música de Câmara, Piano Complementar, e disciplinas afins. É integrante e co-fundadora do Grupo de Pesquisa NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da UFPel. Coordenou diversos projetos de pesquisa e de extensão, tendo orientado bolsistas de Iniciação Científica e bolsistas vinculados a projetos de extensão. Atua como pianista e camerista, tendo estreado diversas obras para piano solo. Em 2013 lançou o cd Piano Presente, dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade, pelo Selo SESC-SP. Sua produção artística e de pesquisa vem sendo apresentada em espaços como festivais, simpósios e congressos internacionais.

José Homero Pires lattes

Possui Graduação com Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Mestrado em Música, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Graduando em Direito (2007). É Professor da Univerdidade Federal de Pelotas desde 1991, tendo atuado como professor na Universidade Federal de Alagoas (2006-2009). Tem experiência na área da Docência Universitária em Música, atuando principalmente em Execução musical, Educação musical, Semiótica francesa, Direito.

Leonora Oxley lattes

Possui graduação em Música – Canto pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e Especialização em Educação habilitação em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música – Canto, atuando principalmente nas áreas de técnica vocal, regência de coro, interpretação do Canto, História e Literatura do Canto, Anátomo Fisiologia da Voz e Didática do Canto. É professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas onde foi Chefe do Departamento de Canto e instrumentos e Coordenadora do Colegiado dos Cursos de Bacharelado em Música. Desde 2013 responde pela Chefia do Conservatório de Música e mais recentemente pela presidência da SAMCOM (Sociedade Amigos do Conservatório de Música).

Lucia Cervini lattes

Possui graduação em Artes – Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel nas disciplinas de Piano, Correpetição e Interpretação da Música Contemporânea. Atua como pianista e camerista, dedicando-se à pesquisa e divulgação do repertório contemporâneo. É integrante e co-fundadora do NuMC – Núcleo de Música Contemporânea da UFPel. Atualmente realiza Pós-Doutorado sob supervisão de Mikhail Malt (IRCAM) em Paris/FR.

Luis Fernando Coelho lattes

Doutor em Antropologia Social (PPGAS/UFSC, 2009). Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC, 2003). Licenciado em Música (UDESC, 1999). Professor Adjunto no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Luiz Guilherme Goldberg lattes

Possui graduação em Canto e Instrumentos – Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Música, com ênfase em Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), onde também concluiu seu doutorado em Música – Musicologia (2007). A tese aí desenvolvida (Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil) foi distinguida com menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2008. Possui pós-doutorado na linha de Musicologia Histórica junto ao CESEM, FCSH, na Universidade de Lisboa, onde desenvolveu a pesquisa À procura de Artèmis, que trata do psicodrama lírico Artémis, de Alberto Nepomuceno. Atualmente é professor associado no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Magali Richter lattes

Possui graduação em Bacharelado Em Música Opção Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e graduação em Música – Modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Canto, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, musicalização infantil e terceira idade.

Marcelo Cazarré lattes

Possui graduação em Bacharelado Em Música Piano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Música – Piano (2006) pela UFRGS com Estágio de Pesquisa na Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Desde 1996 é professor efetivo da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: piano – recital, piano ensino, música musicologia, musica análise piano e piano história prática.

Marcelo Borba lattes

Graduado em Música (Bacharelado em percussão) pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2006). Mestre em educação pela UFSM-RS. Docente no curso de bacharelado em Música da UFPel-RS e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel-RS. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Escrileituras.

Marcio de Souza lattes

Doutor em História Cultural pela PUC-RS, possui graduação em Música/Violão pela UFRGS (1992) e mestrado em Execução Musical pela UFBA (1997). É professor adjunto do curso superior do Conservatório de Música da UFPel. Possui artigos publicados e trabalhos gravados em CD com obras inéditas de Bruno Kiefer (1923-1987) e Octávio Dutra (1884-1937). Atua nas áreas de ensino, performance e pesquisa entre história e música no Rio Grande do Sul.

Mário Maia lattes

Possui Bacharelado em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (1989), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Música – Etnomusicologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estágio sandwich na University of Illinois at Urbana-Champaign (2006-07). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, nos cursos de Bacharelado em Ciências Musicais e Licenciatura em Música, atuando como professor de Etnomusicologia, História da Música, História da Música Popular Brasileira e Oficina de Construção de Instrumentos, e integra o corpo docente permanente do PPG em Antropologia e Arqueologia da UFPel.

Rafael Velloso lattes

Possui bacharelado em saxofone pela Universidade Estácio de Sá (1998), licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de artes, com ênfase em música atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, improvisação, arranjo, música popular e prática de conjunto. Participa do Grupo de Estudos Musicais (GEM) da UFRGS, do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia e do CIMUS – Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPel.

Raul Costa d ́Avila lattes

Mineiro de Ubá, iniciou os estudos de música sob a orientação do pai, o flautista Milton de Abreu d’Avila. Estudou no Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, na cidade de Visconde do Rio Branco / MG. Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do Prof. Lucas Robatto. Formou-se com Expedito Vianna (UFMG) e fez cursos com Artur Andrés (UFMG), Odette Ernest Dias (FEA/BH), Keith Underwood (EUA), Marcos Kiehl (FMCG), Pierre-Yves Artaud (UnB), Antônio Carlos Carrasqueira (USP), Felix Renggli (UFRGS). Como camerista foi aluno de Magdala Costa, recebendo o primeiro lugar nos Concursos de Música de Câmara promovidos pela Escola de Música da UFMG nos anos de 1987, 1988 e 1989. Vem participando de vários acontecimentos musicais entre eles: VI Encontro Estadual de Flautistas do RS (Pelotas / 2015); XIII Festival de Flautistas da ABRAF (Vitória/ 2015); XII Festival de Flautistas da ABRAF (Belém / 2014), Encontro Estadual de Flautistas do Rio Grande do Sul (UFSM / 2014); II Matrola Fluteclass (UFSM/2013); 1º Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas (2012); IV Convenção Francesa da Flauta (Paris/2012); I Encontro de Músicos no Caraça (Santuário do Caraça / 2012); IV Encontro Estadual de Flautistas do RS (Out. / 2011); III Encontro Estadual de Flautistas do RS (UFPel / 2010 – Coordenador),Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris / 2010), VI Contemporâneo RS / Pelotas (2009), II Encontro Estadual de Flautistas do RS (UFSM / 2009), entre outros. Editor do livro, em parceria com Valentia Daldegan, PATTAPIOS – coletânea comemorativa aos 20 anos da ABRAF (Antigoa Typographia, 2014); autor do livro “A Articulação na Flauta Transversal Moderna: uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização” ( Editora da UFPel / 2004). É Secretário da Associação Brasileira de Flautistas / ABRAF (2015/2018). Professor de Flauta Transversal na Universidade Federal de Pelotas (RS), integra o grupo de pesquisa do NuMC / Núcleo de Música Contemporânea da UFPEL. Coordenador da pesquisa: A pedagogia contemporânea da flauta transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas.

Rogério Constante lattes

Possui graduação em Bacharelado em Música – Habilitação: violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Música (2000) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, música contemporânea, interpretação musical, síntese sonora, computação musical e estruturação temporal.

Thiago Colombo lattes

Thiago Colombo é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente, é doutorando pela Universidade Federal da Bahia. Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina, Uruguai, França e Rússia, promovidos por instituições como a Orquestra Sinfônica da Udmurtia, Maison do Brésil, Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFSM, UDESC, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, SESC, SESI, Centro Cultural Banco do Brasil, Santander Cultural, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte, Orquestra da TV cultura de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, entre outros. Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música. Em 2006, também sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”, com músicas do compositor ítalo-americano Mário Castelnuovo-Tedesco sobre poemas do espanhol Juan Ramon Jiménez. Integrou o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum homônimo em 2009.

Tiago Ribas lattes

Graduado em Música, Bacharelado, com Habilitação em Violino, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2008) e Mestre em Práticas Interpretativas pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2012), é Professor Assistente de Violino, Laboratório Orquestral e Música de Câmara na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, e coordenador do projeto Orquestra UFPEL – Extensão em Música UFPEL.

Werner Ewald lattes

Ph.D. em Música, na área de Etnomusicologia / Musicologia (2004) e Mestre em Música Sacra (2000) em um programa conjunto com a Lutheran School of Theology at Chicago e University of Chicago. Teve como orientador em Etnomusicologia Philip V. Bohlman e estudou com Martin Stokes, Bernardo Illari, Dain Borges, Linda E. Thomas, Mark Bangert, entre outros. Possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Bacharelado em Teologia pela Faculdades EST (1986). É Professor Adjunto dos Bacharelados em Música no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na área de Musicologia/Etnomusiclogia e História da Música geral e Música Brasileira e atualmente é Coordenador do Curso de Bacharelado em Música do Centro de Artes da UFPel. Tem experiência acadêmica nas áreas de Música, Educação, História, Religião, Metodologia Científica e da Pesquisa, com ênfase em Musicologia/ Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música e cultura, música e grupos imigrantes, música e etnicidade, história da música geral e brasileira, música e religiosidade, hinologia e hinariologia, música litúrgica latino-americana, música instrumental, produção musical e metodologia da pesquisa. É autor e editor e tradutor de livros e artigos nas áreas de atuação, Coordenador do Projeto de Pesquisa Práticas Musicais de Imigrantes de Fala Germânica (UFPEL), e pesquisador vinculado ao CIMUS Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPEL no qual atua nas linhas de pesquisa “Acervos e fontes de pesquisa em etnomusicologia/musicologia” e “Práticas musicais e mediações: identidades, movências e religiosidade”. Membro da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), da ANPPOM, e membro da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras. É flautista.