A realização do Projeto de Educação Patrimonial tem como principal justificativa a necessidade de ampliar as ações do Museu no campo da educação, fazendo com que ele deixe de ser apenas um espaço de memória, para tornar-se um instrumento de socialização, onde esta memória contribua para o conhecimento e para o entendimento da sociedade atual e das transformações históricas que a produziram.

Deste modo, pretendeu-se aproximar a comunidade estudantil do Museu e qualificar estas visitas, fazendo com que os alunos compreendessem o que é um museu, para que ele serve e por que preservar estes objetos. Além disso pretendeu-se ainda possibilitar que os alunos e seus pais conhecessem um pouco da história da colônia de Pelotas, que tanto contribuiu para o desenvolvimento sócio econômico-cultural da região; promover a autoestima da comunidade, bem como divulgar a memória social local e o Circuito de Museus; colaborar com o desenvolvimento sustentável da região colonial por meio do estímulo à preservação patrimonial (cultural e ambiental) e do fomento ao turismo cultural, de vertente rural.

Em relação à metodologia, o projeto de Educação Patrimonial do Museu Etnográfico da Colônia Maciel foi elaborado visando atender alunos da própria comunidade da Vila Maciel e demais localidades abrangidas pelas escolas locais. A escolha deste público se deve ao fato de fazer com que os alunos se sintam pertencentes ao museu, encontrando nele traduzido o passado e a história de seus ancestrais.

As atividades propostas pelo projeto foram desenvolvidas ao longo de quatro encontros, nos quais foram trabalhados os pressupostos básicos da Educação Patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação, tendo uma carga horária de 8h/aula.

A partir da aceitação da proposta pelas escolas, foram agendados os encontros que se desenvolveram quatro encontros;

I Encontro

O primeiro encontro realizado nas dependências da escola. Este encontro foi acompanhado pelo professor de História das turmas em questão. Havendo interesse outros professores, estes puderam participar do Projeto, visto que várias disciplinas podem inserir os conteúdos da Educação Patrimonial as suas atividades, além de engrandecer os resultados do projeto.

O primeiro encontro está dividido em cinco momentos:

1-A equipe do Museu apresentou um Power Point, no qual estarão elencados os conceitos de patrimônio, cultura, identidade, patrimônio cultural e memória.

2– A equipe do Museu se apresentou aos alunos e fará um breve relato sobre o Museu, sua localização, seu acervo e sobre o projeto do qual eles participaram, explicando a metodologia de trabalho;

3 – Após a apresentação os alunos responderam a uma questão sobre os conceitos trabalhados anteriormente e em seguida apresentaram suas respostas.

4 – A equipe do Museu fez breves comentários sobre as respostas dadas e esclareceu as dúvidas. Os alunos então responderam uma segunda questão, onde foram convidados a reconhecerem, elencarem exemplos dos diferentes tipos de patrimônio.

5 – Por último, foi entregue aos alunos uma segunda atividade, trata-se de uma entrevista, a ser feita em casa com pessoas que pudessem responder sobre os temas eixo do museu, durante sua infância, adolescência na colônia. Ou até mesmo sobre acontecimentos dos quais eles tivessem ouvido de seus familiares: São eles: Chegada(descendência), Trabalho (Tecnologia), Casa (hábitos alimentares, estrutura arquitetônica, atividades domésticas), Lazer, Educação e Religião.

O questionário entregue pelos alunos é de extrema importância para que a equipe do museu possa continuar desenvolvendo as atividades, na qual foi feita uma breve análise com os alunos sobre as informações colhidas.

Carga Horária: 2h/aula

II Encontro:

O segundo foi realizado nas dependências da escola e está dividido da seguinte maneira:

1ºRecebimento das entrevistas realizadas pelos alunos.

2ºOs alunos fizeram um breve compartilhamento das informações contidas nas entrevistas realizadas e elencaram pontos comuns ou divergentes. Ao ouvir seus relatos, o mediador elenca no quadro negro as características por eles citadas a partir dos eixos. Afim de que eles percebam o quanto suas histórias se mesclam apesar dos diferentes locais de origem.

3ºOs alunos foram preparados para o terceiro encontro.

Carga Horária: 2h/aula

III Encontro

O terceiro encontro foi realizado nas dependências do museu, e foi divido em:

1º Logo que os alunos chegaram ao museu, a equipe fez uma breve apresentação dos diversos tipos de acervo pertencentes ao Museu.

2º Cada grupo, através dos temas eixos (Chegada, Trabalho, Casa, Educação, Lazer e Religião) foram responsáveis por remontar a exposição do Museu, tendo em vista que o acervo estará totalmente diferente de sua expografia original. Eles deveriam levar em conta os dados colhidos nas entrevistas.

3º Após, os alunos fizeram registros de como ficou a expografia do museu seja através do uso de fotografias ou de blocos de anotações.

4º Por último , os alunos apresentaram os motivos que levaram a escolher os objetos e montar de tal maneira a expografia.

Carga Horária: 2h/aula

IV Encontro

O quarto encontro foi realizado na escola e contou com os seguintes momentos:

1º Os alunos confeccionaram cartazes sobre a atividade realizada no III Encontro, mostrando como o museu ficou mediante a própria intervenção no acervo.

2º Após a confecção dos cartazes, os alunos fixaram no hall de entrada da escola, para que os demais membros da comunidade escolar pudessem ver os resultados do projeto, e também para que se apropriassem dos conhecimentos.

Carga Horária: 2h/aula