O Museu Etnográfico da Colônia Maciel e a Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convidam para a exposição “Memória em três atos: desafios e superação de um museu de imigração italiana”.

Dando seguimento às atividades de revitalização do museu, que após a queda do telhado ficou sem uma sede fixa para realização de suas exposições, foi firmado um acordo entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Pelotas, a qual cedeu, para a realização de uma exposição de curta duração, três salas da Casa 6, no centro da cidade, trazendo a memória do rural para o urbano.

Optou-se por organizar uma exposição no sentido de sensibilizar a comunidade pelotense sobre os momentos difíceis, mas de superação, pelos quais passou o museu. Momentos de árduo trabalho de recuperação do acervo. Três atos: o desabamento – o esforço para salvar o acervo – a recuperação do acervo e o futuro do museu. A exposição tratará, assim, de fragilidades do patrimônio, de procedimentos de conservação e restauro, de potencialidades de acervos de imigração e de possíveis futuros do museu.

A concepção desta exposição inspirou-se no texto mais emblemático da literatura italiana, “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.

A inauguração ocorrerá no dia 28 de setembro de 2017 e ficará aberta ao público por seis meses.

Onde: Praça Coronel Pedro Osório nº 6 (Casa 6) Centro – Pelotas/RS

Quando: 28/09/2017 à 02/04/2018

Para mais informações acesse a página do museu no Facebook.

Para agendar sua visita entre em contato através do telefone (53) 984058434 ou do e-mail: museudamaciel@ufpel.edu.br