Início do conteúdo
MODELAGEM DE DEPÓSITOS DE GEODOS EM BASALTOS

MODELAGEM DOS DEPÓSITOS DE ÁGATA E DE AMETISTA NOS DISTRITOS MINEIROS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

O Estado do Rio Grande do Sul contém depósitos de ágata e de ametista de classe mundial, tanto pelas dimensões dos depósitos, quanto pela qualidade das gemas.

No entanto, as pesquisas dirigidas para a elucidação dos controles geológicos dos depósitos e as pesquisas dirigidas para o entendimento dos processos de mineralização não atingiram ainda um consenso sobre processos e características metodológicas.

A base para a elucidação dos controles geológicos está na pesquisa e correlação das estruturas geológicas e geofísicas controladoras dos depósitos de ágata e de ametista. A partir desses parâmetros é possível desenvolver modelos prospectivos mais adequados.

A base para o entendimento dos processos de mineralização está na disponibilidade de técnicas analíticas apropriadas e na seleção de amostras representativas de estruturas e feições exaustivamente detectadas em campo, nos depósitos sob investigação.

A articulação dessas duas ferramentas constitui a etapa de pesquisa a ser desenvolvida nesse projeto, tendo em vista a quantidade de dados, a validação desses dados e a seleção de amostras adequadas ao aprofundamento das pesquisa para modelagem genética dos depósitos de ágata e de ametista nos distritos mineiros do Estado do Rio Grande do Sul.

As ferramentas básicas de modelagem incluem o processamento de dados geológico-estruturais, a modelagem geoquímica de rochas, e análises de isótopos estáveis na investigação de fonte de fluidos para a mineralização dos geodos de ágata e de ametista.

Objetivos

Os objetivos desse projeto de pesquisa mineral aplicada são:

Fase 1

1. a caracterização dos controles geológicos e geofísicos das ocorrências de ametista e ágata no Rio Grande do Sul                                                                                                                                     2. comparar os controles geológicos e geofísicos estudados com outras regiões propícias a ocorrência dessas gemas                                                                                                                                     3. elaborar modelos propectivos para os depósitos de ágata e de ametista em geodos em rochas vulcânicas                                                                                                                                            4. avaliar o potencial mineral de gemas (ágata e ametista) no RS.

Fase 2

1) o processamento e a modelagem de dados geológico-estruturais sobre os controles dos depósitos de ágata e de ametista do estado do RS                                                                                                    2) a modelagem geoquímica de rochas para investigação dos processos de mineralização                        3) a análise de isótopos estáveis (C e O) para determinação da origem/fonte dos fluidos de mineralização dos geodos de ágata e de ametista no estado do RS