Sobre a Disciplina

Disciplina de Microcontroladores

Esta disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a explicar o princípio de funcionamento de microcontroladores, desenvolver programas em assembly e C para microcontroladores comerciais, utilizar ferramentas de análise, desenvolvimento e depuração de programas para microcontroladores comerciai, projetar e construir sistemas baseados em microcontroladores comerciais.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de reconhecer e interpretar um problema prático, projetar um sistema de hardware e software para solução do problema e, por fim, implementar um protótipo funcional do sistema projetado.

A disciplina inclui o desenvolvimento de um projeto prático a ser desenvolvido utilizando arquiteturas de microcontroladores comerciais como das famílias 8051, PIC, ATMega (arduíno), entre outros.

CONHECIMENTO TEÓRICA:

  1. Introdução ao microcontroladores.
  2. Histórico dos microcontroladores.
  3. Microcontroladores x Microprocessadores.
  4. Aplicações de microcontroladores.
  5. Arquitetura de microcontroladores.
  6. Microcontroladores comerciais.
  7. Modos de endereçamento.
  8. Conjunto de instruções.
  9. Diagramas de tempo.
  10. Recursos dos microcontroladores: Memórias: EPROM, EEPROM, FLASH, OTP, RAM; Contadores e Temporizadores; Portas Paralelas; Portas Seriais (UART, I2C, SPI); Conversores A/D, D/A, PWM; WDT (cão-de-guarda).
  11. Interrupções nos microcontroladores.

CONHECIMENTO PRÁTICO:

  1. Técnicas de projetos com microcontroladores.
  2. Estudo e prática com um ambiente IDE.
  3. Programação em Assembly.
  4. Programação em C de microcontroladores.
  5. Montagem em experiências dirigidas: desenvolvimento de programas típicos para interfaces com teclado, mostradores, relés, sensores, etc.
  6. Gravação de microcontroladores.