Projetos de pesquisa

projetos de pesquisa

 

linha de pesquisa: Ensino da Arte e Educação Estética

Nome do projeto: O Designer como Autor

Reflexões sobre autoria na escritura instauradoras de inúmeros discursos sobre design autoral. A pesquisa aprofunda discussões conceituais cujos resultados são importantes para se pensar e projetar um design menos focado em prestação de serviços e mais ligado às possibilidades expressivas e autorais. A teoria, aqui, coexiste com uma prática que busca proporcionar a projetação de objetos gráficos auto-iniciados que repensem, de modo combativo, a neutralidade presente na perene estrutura conceitual problema/solução ao mesmo tempo em que estimulem a capacidade empreendedora dos seus participantes.

Docente: LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR

 

 

Nome do projeto: Implicações ético-estético-afetivas e desafios da arte na formação continuada de professores

Realização de formação continuada em ensino da arte e gestão do cuidado para professores da rede pública estadual de Pelotas/RS, a partir de um levantamento diagnóstico em 56 escolas de zonas urbanas e rurais, para levantamento de demandas a seres trabalhadas no curso.

Docentes: MIRELA RIBEIRO MEIRA e URSULA ROSA DA SILVA

 

Nome do projeto: Levantamento Diagnóstico da situação da arte em Pelotas/RS

Levantamento das condições de trabalho dos professores de arte na cidade, com vistas à elaboração de cursos de extensão para suprir as demandas levantadas.

Docente: MIRELA RIBEIRO MEIRA

 

Nome do projeto: Experienciando o desenho

Projeto de pesquisa (que inclui atividades de extensão e ensino) com alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais, com o objetivo de ampliar o conhecimento do desenho e metodologias para o ensino da arte nas séries iniciais. O projeto é aplicado em escolas públicas de ensino fundamental de Pelotas.

Docente: NADIA DA CRUZ SENNA

 

Nome do projeto: Núcleo de Desenho e Quadrinhos

Projeto que reune a produção em ensino, pesquisa e extensão da área de desenho com o intuito de ampliar o conhecimento, promover a participação dos alunos nos eventos, divulgar e documentar a produção existente no IAD.

Docentes: NADIA DA CRUZ SENNA e ALICE JEAN MONSELL

 

Nome do projeto: Caixa de Pandora: mulheres artistas e mulheres filósofas no século XX

O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento da produção de mulheres na arte e na filosofia avaliando sua inserção social, no âmbito de suas épocas, dentro do século XX. Este estudo visa aproximar os contextos de produção intelectual e artística das mulheres analisando a recepção dos seus trabalhos e como estas foram consideradas cultural e historicamente.

grupo de pesquisa: NEAP – Núcleo de estudos em arte e patrimônio.

Docentes: URSULA ROSA DA SILVA e NADIA DA CRUZ SENNA

 

Nome do projeto: Poéticas contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentido

A proximidade entre dois procedimentos antevistos pelos gregos, poiesis e techné, é aqui o ponto de partida para buscarmos estabelecer relações entre a manifestação poética e o fazer das técnicas e das diferentes expressões humanas. Tais expressões poéticas são entendidas aqui como produções de escrituras prestes a serem lidas, prestes a serem submetidas a produções de leitura, dimensionáveis por sua capacidade de produzir ou não sentidos. Assim, o projeto propõe, num primeiro momento, uma ampla revisão crítica das diversas abordagens, formulações e reflexões (produções de sentido) sobre a linguagem verbal, e posteriormente, sobre as diferentes linguagens articuladas à linguagem verbal, com seus modos particulares de enunciação.

Docente: RENATA AZEVEDO REQUIÃO

 

 

Nome do projeto:  Projeto Revisitando o ILA/IAD.

Trata do levantamento histórico e documental do Instituto de Letras e Artes, atual Centro de Artes, desde sua origem em 1973, quando uniu-se à Escola de Belas Artes até sua fusão com o Conservatório de Música, em 2010.

Docente: URSULA ROSA DA SILVA

 

 

Nome do projeto: A Heróica e a Rainha: história da arquitetura de Jaguarão e Bagé.

O projeto se vincula ao levantamento do espaço urbano e arquitetônico de Bagé e Jaguarão para o tombamento do patrimônio cultural das duas cidades junto ao IPHAN.

Docente: CARLOS ALBERTO ÁVILA SANTOS

 

linha de pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Nome do projeto: Sobras do Cotidiano e da Arte: Contextos, reaproveitamento, diálogos e documentação do lixo em deslocamento entre o espaço privado e público.

Este projeto visa a problematizar, questionar e visualizar as práticas do cotidiano relacionadas à produção, transformação e deslocamento do lixo no contexto privado (a casa) e no espaço público através do desenvolvimento de procedimentos poéticos que registram e reaproveitam o lixo e outras sobras do cotidiano, bem como potencializam o diálogo sobre os processos de acumulação de lixo e suas consequências para o meio ambiente e a habitabilidade urbana. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas do CNPq/UFPEL e às linhas de pesquisa: Anotações gráficas, diálogos e materiais do contexto e suas formas de reapresentação; processos de criação e poéticas do cotidiano; poéticas visuais. Informações sobre o Grupo de Pesquisa estão disponíveis em:
http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00458036NW8IPY

Docente: ALICE JEAN MONSELL

 

Nome do projeto: Gravura contemporânea não-tóxica

Pesquisa sobre o uso destas alternativas não-tóxicas para a realização de gravuras abordam três questões que se inter-relacionam: (a) os procedimentos não-tóxicos na gravura em metal; (b) a inovação tecnológica, e (c) a sustentabilidade, contextualizando as inovações tecnológicas na área da gravura artística, tendo em vista a renovação das metodologias e procedimentos para a auto-sustentabilidade dos sistemas de produção nesta área. Enfatizar o uso de materiais não-tóxicos, e entre eles as bases acrílicas, como alternativas para a realização de gravuras, especialmente na gravura em metal, por se tratarem de processos sustentáveis que não agridem o meio ambiente nem a saúde do artista-gravador.

Docente: ANGELA RAFFIN POHLMANN

 

Nome do projeto: A gravura em novas bases: as bases acrílicas como alternativas não-tóxicas para a gravura em metal

Verificar a sustentabilidade e a exeqüibilidade de processos alternativos que utilizam métodos e materiais não-tóxicos para a realização de gravuras, especialmente nos procedimentos empregados para a realização de gravuras em metal. Relacionar estes procedimentos ao ensino da gravura na atualidade.

Docente: ANGELA RAFFIN POHLMANN

 

 

Nome do projeto: Deslocamentos, Observâncias e cartografias contemporâneas

Investigar a produção de cartografia na arte histórica e contemporânea que envolve deslocamentos e observâncias em diferentes contextos; conhecer os diferentes conceitos, métodos e veículos da cartografia e sua aplicabilidade. Investigar os veículos de apresentação da cartografia desde a geociência a arte contemporânea; promover encontros com pesquisadores de distintas áreas; caminhar e observar os espaços públicos e privados da cidade de Pelotas e seu entorno; realizar cartografias por meio de diferentes procedimentos e linguagens (fotografia, poesia, desenho, pintura, vídeo, gravura, escultura, música); realizar levantamento das cartografias oriundas da vivência; desenvolver impressos com o processo e o resultado das investigações.

Docentes: EDUARDA AZEVEDO GONÇALVES e ALICE JEAN MONSELL

 

Nome do projeto: Viagens e lugares: mapas antropológicos, literários, turísticos

A compreensão do conceito de viagem como forma de representação da realidade (presente em campos sócio-culturais diversos) circunscreve o lugar a partir do qual propomos nossa análise: quais percursos a própria viagem, como categoria do pensamento, pode realizar? Mapear a produção verbal nas quais a categoria da viagem, particularmente potencializada pelas relações de identidade e diferença, esteja presente; e, construir um quadro comum de análise que permita, num momento posterior, particularizar os objetos de investigação (em suas formas de representação discursivas, conceituais e imagéticas), sem perder de vista as prováveis regularidades que possam existir entre eles.

Docente: RENATA AZEVEDO REQUIÃO

 

Nome do projeto: Documentos de trabalho: percursos metodológicos

Estudo dos Documentos de Trabalho em arte e de suas possibilidades metodológicas na análise de uma produção em poéticas visuais.

Docente: FLAVIO ROBERTO GONÇALVES