Pesquisa

pesquisa

Desenvolver pesquisa no campo das poéticas visuais e do ensino da arte é um dos principais objetivos do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel. Os projetos de pesquisa no Programa se concentram em duas linhas principais, envolvendo 12 pesquisadores com ampla experiência em suas áreas.

Acolher pesquisas em Artes Visuais, entendendo a arte como atividade capaz de produzir reflexões e produções que possam privilegiar as diversas linguagens do campo da arte contemporânea.

Tratar das reflexões críticas em torno de produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, percebendo este contexto como um espaço-tempo privilegiado para a experiência recebida na proximidade do objeto e do pensamento que o concebeu.

A expansão da investigação é favorecida pela diversidade do objeto artístico, que é capaz, em seu hibridismo, de se ramificar para ser um fenômeno passível de abordagens teóricas, históricas, críticas, educacionais, discursivas, socioculturais, semióticas e outras que forem surgindo no decorrer do processo formativo.