Linhas de pesquisa

Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas busca formar artistas, educadores em arte e profissionais voltados à pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações na área de Artes Visuais.

Área de Concentração: Arte Contemporânea

Reflexão crítica sobre as produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, abordando as dimensões artísticas, educacionais e socioculturais desses processos. Pesquisa e análise dos usos e significados envolvidos nas narrativas, nas práticas pedagógicas, nos discursos e percursos na arte contemporânea.

 

O Programa é constituído por duas Linhas de Pesquisa:

a) Ensino da Arte e Educação Estética

Estudos que tratam o ensino em artes relacionado a proposições de experiências estéticas, bem como de novas práticas pedagógicas e interdisciplinares na educação formal e não formal. A educação estética mediada pelas relações entre cotidiano, contexto social e cultural.

Professores:

Lúcia Bergamaschi Costa Weymar

Mirela Ribeiro Meira

Nádia da Cruz Senna

Ursula Rosa da Silva

Carlos Alberto Santos (colaborador)

 

b) Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Investigações no pensar e fazer da arte (dimensões poéticas e processuais da obra), materialidade e visualidade, processos de formação, criação, mediação e recepção nas poéticas visuais e nos fenômenos artísticos da contemporaneidade, relacionados aos contextos culturais contemporâneos e àqueles ligados ao cotidiano.

Professores:

Alice Jean Monsell

Angela Raffin Pohlmann

Eduarda Azevedo Gonçalves

Renata Azevedo Requião

Flávio Roberto Gonçalves (colaborador)