Início do conteúdo
Secretário de Desenvolvimento Regional do MIN visita Núcleo de Estudos Fronteiriços

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), instalou no dia 29 de julho, em Santana do Livramento, o Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul.

Em visita ao Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel em Livramento, o secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte de Castro acompanhou a solenidade de instalação do Núcleo Estadual, composto por instituições que contribuem para o desenvolvimento e a integração fronteiriços, em nível local ou regional. O Núcleo se constituirá em espaço de diálogo e formulação de políticas para a região de fronteira, compartilhando-as com as representações sociais e políticas da região. Além disso, proverá um espaço institucionalizado e previsível de construção de políticas públicas. De acordo com seu regimento interno, o funcionamento do Núcleo deverá se basear na realização de três ou quatro reuniões anuais.

A Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, tem como atribuições contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas para o desenvolvimento da faixa de fronteira, estimulando a articulação do Governo Federal com os governantes locais. Desde a instituição da CDIF, em abril, já foram instalados os núcleos nos estados do Paraná e do Amapá. Ao todo, 11 núcleos estaduais serão criados, contemplando os estados localizados ao longo dos quase 16 mil quilômetros da fronteira terrestre brasileira.

Curso binacional de especialização em Saúde Ambiental

A visita teve a coordenação do reitor da UFPel, professor Cesar Borges, e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, acadêmicos, pesquisadores da UFPel e representantes das entidades com representação no Núcleo. Durante o ato foi anunciado ao representante do Ministério da Integração, pelo da UFPel professor Erico Kunde Correa, a realização do Curso Binacional de Especialização Interdisciplinar em Saúde Ambiental, na fronteira Livramento-Rivera no Núcleo de Estudos Fronteiriços, com inicio previsto para março de 2012.

[Voltar]

Publicado em 07/05/2012.