2011 – Atividades do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre

Reitor visita Unidade da UFPel em Eldorado do Sul

25 de Outubro de 2011

eld-1.JPG Em visita à unidade da UFPel em Eldorado do Sul, município localizado a apenas 10 quilômetros da Capital, o reitor Cesar Borges pôde acompanhar as atividades e conversar com professores a alunos do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres, cujas aulas tiveram início em 26 de setembro e estão ocorrendo provisoriamente junto à EMEF Cônego E. Mees, no Bairro Chácara, em cooperação com a Prefeitura Municipal. Uma Aula Inaugural está sendo projetada pela Universidade, e deve ser realizada nas próximas semanas.

eld-2.JPG A UFPel iniciou suas atividades em Eldorado do Sul – onde pretende instalar um campus – após a realização do Processo Seletivo do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres.

eld.JPG De acordo com a coordenadora do Curso, professora Raquel da Fonseca Holz, os estudantes são provenientes de Eldorado do Sul, Guaíba e Porto Alegre, e muitos já atuam na área de Logística e Transportes.

UFPEL realiza provas em Eldorado do Sul para ingresso no Curso de Transportes Terrestres.

12/08/2011

Candidatos deverão apresentar-se, às 14h do dia 14/08/11, no local indicado no edital.

As provas para o ingresso no Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres da Universidade Federal de Pelotas será no dia 14/08/11, das 14h às 18h30min, na E.M.E.F. Cônego E. Mees (Rua Francisca da Silva, 319). Este será o primeiro curso da UFPEL com sede em Eldorado do Sul.

Confira no sitehttp://ces.ufpel.edu.br, os locais de prova.

Turno

MUNICÍPIO

Tecnologia em Transportes Terrestres

Noturno

ELDORADO DO SUL – RS

Saiba Mais sobre UFPEL em Eldorado do Sul

No dia 16 de março de 2011 o Prefeito Ernani Gonçalves e o Reitor da Universidade Federal de Pelotas assinaram convênio para a instalação de um Campus em Eldorado do Sul.  As tratativas entre a Prefeitura e Universidade para a viabilização dos cursos na cidade tiveram início em 2009, tendo em vista localização estratégica e o potencial econômico do Município.

Inicialmente o Curso de Transportes Terrestres funcionará junto às dependências da Escola Municipal Cônego E. Mees, no Bairro Chácara (Rua Francisca da Silva, 319), até que o prédio próprio seja construído em área a ser definida. A intenção da Universidade é construir um Campus no Município, que está localizado a apenas 10 km da capital.

Saiba mais sobre o Curso:

Nome do Curso: Superior de Tecnologia Transportes Terrestres

Área do Curso: Infra-estrutura – Compreende tecnologias relacionadas ao transporte. Contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infra-estrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando – de forma articulada – saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. As características básicas são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética e segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade.

Atuação Profissional: O Tecnólogo em Transporte Terrestre analisa o crescimento dos centros urbanos e pesquisa, planeja e implanta medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Estuda e dimensiona sistemas de transporte e armazenamento de produtos de forma econômica e segura. Gestão e integração estratégica dos modais de transportes, elaboração e análise dos indicadores de desempenho, além do gerenciamento de risco no transporte, são atividades cotidianas desse profissional.

Duração do Curso (número de semestres): 5 semestres mais estágio.

Turno das aulas: Noturno.

Publicado em 17/05/2012.