Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria

Grande Hotel – A Escola de Hotelaria do Mercosul

A cidade de Pelotas possui inúmeros atrativos turísticos que encantam os turistas de todas as partes do Mercosul. Dentre eles, destacam-se: a riqueza de prédios históricos, as charqueadas, que serviram de cenário para minisséries e filmes, a praia do Laranjal, a Laguna dos Patos, museus, a rica gastronomia, entre outros. Na gastronomia destaca-se o chimarrão, o churrasco e o famoso doce de Pelotas, de origem portuguesa, comercializado em diversas doçarias e cafés da cidade. Desta forma, a cidade de Pelotas, por possuir inúmeros atrativos turísticos e estar inserida no Roteiro da Costa Doce e dentro da rota das rodovias que ligam Uruguai e Argentina com outras cidades do país, incluindo a capital do Rio Grande do Sul, serve de parada obrigatória para negócios, descanso e turismo.

A hotelaria é um dos setores que mais avançam no país, aumentando a oferta de emprego e contribuindo para a expansão da economia. Como qualquer indústria, a hotelaria possui suas características organizacionais próprias. Sua principal finalidade é fornecer hospedagem, alimentação, segurança e vários outros serviços relacionados à atividade de bem receber, exigindo do profissional da área uma formação especializada para todos os níveis de ocupação, que compõem a estrutura organizacional de um hotel. Os cursos de hotelaria têm como foco de estudo as áreas de eventos, alimentos e bebidas, lazer e recreação, front office, governança, manutenção, comercial, segurança, gestão de qualidade e gestão sócio ambiental em meios de hospedagem. Assim, o profissional de hotelaria deve atuar na gestão hoteleira, conhecendo também os aspectos operacionais de todos os setores dos meios de hospedagem e da área de alimentos e bebidas.

A criação do CURSO TECNÓLOGO EM HOTELARIA na Universidade Federal de Pelotas se justifica pela necessidade da formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas geradas tanto pela região de atuação da UFPel, bem como pelo país e MERCOSUL. Assim, espera-se que com esta ação de qualificação de mão-de-obra a UFPel auxilie na retomada do crescimento regional, com o aumento do turismo para a região, tendo melhores Meios de Hospedagem, oferecendo serviços de qualidade e estendendo ações de inclusão social. O (a) Tecnólogo (a) em Hotelaria deverá ser um (a) profissional com formação voltada à aplicação da tecnologia associada à capacidade especializada de prestação de serviços, atuando como um diferencial no aspecto social, econômico e financeiro. As suas atribuições envolverão os aspectos técnicos, legais e administrativos da hotelaria, incluindo o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de hotelaria. O profissional deverá estar apto para exercer funções técnicas e de coordenação em serviços de meios de hospedagem, alimentos e bebidas e eventos.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

Praça Coronel Pedro Osório, 51 – Centro – Pelotas – RS

Atendimento ao público: das 14:30h às 19:30h
email: hotelaria.ufpel@gmail.com