Início do conteúdo
2012 – Atividades do curso de Relações Internacionais

Horários do 1º Semestre de 2012

Acesse aqui os horários do curso de Relações Internacionais para o 1º Semestre de 2012

 

Na próxima quarta-feira (13/06), ocorrerá a 6ª edição do ConjuntuRI – Rio+20: Crônica de um fracasso anunciado.

Este projeto destina-se a analisar contextos e situações atuais, trazendo temas polêmicos da realidade mundial que serão postos em evidência, incentivando o questionamento e o debate. Possibilitando, assim, oportunidades para ampliar a capacidade de reflexão de cada um acerca do tema.

O evento é dividido em três partes:

No primeiro momento, alguns acadêmicos do curso de Relações Internacionais farão uma breve explanação sobre o tema. Logo a seguir, para melhor compreensão do assunto, contamos com a ajuda de três convidados os quais farão uma explanação. São eles:

Lúcio Fernandes (UFPel)
Airton Berger Filho (UCS)
Celso Elias Corradi (UFPel)

E a terceira e última etapa, vem ao encontro do principal foco do evento, que é o debate, momento em que todos poderão participar através de dúvidas, comentários e colocações.

Quando? 13/06
Onde? Auditório da Faculdade de Direito UFPel (entrada franca)
Horário: 19 horas

Venha debater conosco.
Contamos com a sua presença

 

 

5ª edição do ConjuntuRI discute redes sociais e ativismo transnacional

Com o tema “A Sociedade Civil Global 2.0: Redes Sociais e Ativismo Transnacional”, foi aberta  quinta-feira(17/05), no auditório da Faculdade de Direito da UFPel, a quinta edição do “ConjuntuRI – Análise de Conjuntura das Relações Internacionais”, projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da UFPel. O evento permite a discussão da atualidade dos movimentos sociais globais e a utilização das redes virtuais como instrumento de articulação política para além das fronteiras nacionais.

Promovido por acadêmicos do curso de Relações Internacionais, o ConjuntuRI é um projeto de extensão que visa trazer para a comunidade acadêmica e geral assuntos relevantes e atuais oriundos das relações internacionais, promovendo o debate sobre estes assuntos e tendo como objetivo entender a conjuntura em que estes estão inseridos.

O evento é composto por três partes: apresentação de dados gerais sobre o tema abordado (dados econômicos, políticos, históricos, geográficos e culturais), feita por uma comissão de pesquisa composta por acadêmicos do curso de Relações Internacionais da UFPel; apresentação dos palestrantes (cada um tem 20 minutos para fazer sua explanação sobre o tema da noite); e debate entre os presentes.

Nesta edição, são palestrantes os professores Vanessa Marx, pós-doutoranda e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS; Marcelo Kunrath Silva, doutor em Sociologia pela UFRGS; e Luciana Ballestrin, doutora em Ciência Política pela UFMG e professora do curso de Relações Internacionais da UFPel.

CCS – UFPel

Inaugurada a biblioteca das Relações Internacionais

Foi inaugurada no começo da noite da quarta-feira(16/05), no prédio do Liceu, a nova biblioteca do curso de Relações Internacionais. O reitor Cesar Borges esteve presente no ato e, antes da inauguração, no Centro de Integração do Mercosul, ministrou uma breve conferência e conversou com os acadêmicos do curso.

                                                                                                                                                            CCS – UFPel

 

Publicado em 07/05/2012.