Curso de Relações Internacionais

A Universidade está aberta para o crescimento

Nosso país vive um momento de esperança a partir de crescimento de diversos indicadores sociais em áreas de interesse público. Desde a ampliação do acesso à saúde até o alcance de melhores índices de distribuição de renda, observa-se uma vontade de desenvolvimento e da construção da cidadania. Com a educação superior não é diferente. O Governo Federal tem estabelecido nos últimos anos um vigoroso processo de expansão da rede federal de educação superior com a implantação de 49 novas unidades acadêmicas e outras dez novas universidades.

Tendo em vista o desafio de educar em um tempo de transições e mudanças, é necessário que cada vez mais não apenas as oportunidades de acesso sejam ampliadas, mas também a manutenção da qualidade do ensino público federal. É preponderante que a educação oferecida pelas universidades federais brasileiras possa transitar a partir deste novo tempo de exigências e desafios e ter condições para reavaliar constantemente suas práticas e fornecer o melhor, tanto estruturalmente como em relação aos recursos humanos envolvidos na tarefa de educar.

Curso de Relações Internacionais

Encontro dos alunos do Curso de Relações Internacionais com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva na visita feita à Universidade Federal de Pelotas para inauguração das novas instalações do Campus Porto.

Uma das características mais marcantes das últimas décadas é o processo de internacionalização das relações estabelecidas na sociedade. Tais relações podem ter cunho econômico, político ou social, reduzindo os limites geográficos, contudo sem perderem sua importância. Este fato deve-se também ao avanço tecnológico, que possibilita o estabelecimento de relações das mais diversas formas entre as sociedades, numa velocidade cada vez maior.

Desde a fundação do Centro de Integração do MERCOSUL, há cerca de 15 anos, a UFPel perseguia o ideal de criação do Curso de Relações Internacionais, face à necessidade de formar quadro qualificado para a integração regional, sobretudo para o MERCOSUL. Por isto, graças ao Programa REUNI do Governo Federal, foi implantado no primeiro semestre de 2010, o Curso de Bacharelado em Relações Internacionais.

O curso de Relações Internacionais da UFPel, com ingresso através do Sistema SISU/ MEC e com duração de quatro anos, tem como objetivo habilitar o profissional, para atuar em diversos segmentos, governamentais ou não, enfatizando áreas das ciências humanas que se fundamentam as diferentes formas de organização política, econômica e social, tornando o Bacharel em Relações Internacionais um profissional “múltiplo” que conduz de forma coerente relações e negociações que seguem as tendências da sociedade contemporânea.

Contato

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Rua Andrade Neves, 1529 – Pelotas/RS, Brasil
Fones: (53)3222-0404/3222-0354

Coordenadora:

Luciana Maria de Aragão Ballestrin

E-mail:

colegiado.ri.ufpel@gmail.com

Atividades do curso de Relações Internacionais

2010 | 2011 | 2012   

Ver página »

Critérios para transferência, reopção e reingresso no curso de Relações Internacionais

  Confira no link abaixo:   Critérios para transferência, reopção e reingresso R.I.

Ver página »