Estudantes montam árvore de Natal com lixo

árvore-natalII

Os alunos das turmas do curso de Gestão Ambiental da UFPel em Pinheiro Machado montaram uma árvore de Natal toda enfeitada com lixo doméstico.

“A ideia é conscientizar a população para pensar na grande quantidade de resíduos que atualmente produzimos, para que todos se questionem sobre a real necessidade de tanto material jogado fora, que poderia ser reusado, reaproveitado ou mesmo reciclado”, observam os estudantes, lembrando que o reuso, do ponto de vista ambiental, é o procedimento mais correto, pois representa grande economia de matérias primas e energia, ficando no final da escala a reciclagem, que ainda é uma alternativa melhor do que o descarte final nos aterros sanitários.

“Hoje em dia muitas pessoas estão afinadas com os discursos ambientalistas, mas na prática nada ou muito pouco é feito para minimizar o problema. Somos mais de sete bilhões de pessoas devorando a Terra impiedosamente. Já está mais do que na hora de começarmos a fazer pelo menos o mínimo, pois o mínimo vezes sete bilhões é uma cifra enorme… e o planeta agradece”, apregoam.

O grupo conclama a população a comemorar o Natal com alegria, mas no ano de 2014 tornar-se mais consciente, menos poluente, optando por embalagens maiores (mais econômicas), por refis. Outras ações propostas são a troca de latinhas por garrafas de vidro, a substituição de garrafinhas de água mineral por água da torneira ou por bombonas de 20 litros, racionalizando o consumo para que nada falte às gerações futuras. “No futuro, quem sabe, também as empresas se envergonhem de ver suas marcas ‘enfeitando’ árvores de lixo”, finalizam.

CCS- UFPel

Publicado em 20/12/2013, na categoria Mercosul.