Início do conteúdo
2011 – Atividades do Núcleo de Estudos Fronteiriços

CONVITE

EXPOSIÇÕES E PALESTRAS

Tema: El Gaucho
Dia: 06 de dezembro de 2011
Local: Núcleo de Estudos Fronteiriços – UFPel
Rua duque de Caxias nº 1759
Início às 19hs

EXPOSITORES PALESTRANTES:
 
Lic.ANTONIO MARIA BOERA – Museo Sin Frontera 

Prof. LUIS ARIAS – Centro de Artes Arias

 Organizam:  
Centro de Artes Arias
Universidade Federal de Pelotas
Secretaria Municipal de Cultura

Apoio:
Núcleo de Estudos Fronteiriços
Centro de Integração do Mercosul

Evento aberto a toda Comunidade Fronteiriça

 

Segurança pública na fronteira Brasil-Uruguai em debate

Cumprindo um dos seus objetivos no processo de integração fronteiriça no Mercosul, o Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel sediou no último dia 29 reunião técnica entre representantes da Brigada Militar do Estado e da Polícia do Uruguai, sediada em Rivera. A reunião tratou da cooperação e da implantação do Programa de Prevenção e Combate as Drogas e a Violência(Proerd) na fronteira Brasil-Uruguai. Esta iniciativa pioneira servirá para fortalecer a ação dos órgãos de segurança no Mercosul e aumentar a rede de proteção às drogas e à prevenção da violência na fronteira.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado sob a chancela do Programa Norte-americano DARE-Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. Foi implantado no Brasil em 1992 e conta com quatro cursos: Proerd para educação infantil, 4° e 6° séries do ensino fundamental e Curso Proerd para pais.  A reunião realizada na fronteira Santana do Livramento-Rivera contou com a representação brasileira do coronel Flávio da Silva Lopes, do tenente-coronel Antônio Osmar da Silva e do capitão Cilon Freitas da Silva e do Uruguai do inspetor maior Luis Madera Brasil, do comissário Fernando Osório Porto e do comissário Inspetor Gualberto Acosta.

 

 

Núcleo de Estudos Fronteiriços sedia encontro sobre integração

22 de Novembro de 2011

Ocorre no Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul/UFPel, na fronteira Santana do Livramento-Rivera, a reunião de trabalho entre a Assessoria Superior do Governador do Estado do Rio Grande do Sul/Coordenadoria de Relações Internacionais, professores e técnicos da Universidade Federal de Pelotas, representantes do Programa de Desenvolvimento Local – ART do Uruguay, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Intendências de Cerro Largo, Rivera e Artigas, representantes da Agência de Desenvolvimento de Rivera e Cerro Largo, Professores da Universidad de La República-UDELAR e do Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI).

Durante os trabalhos foram apresentadas as principais ações e projetos das Instituições reunidas, com o objetivo de compartilhar experiências e possibilitar a cooperação e a elaboração de projetos de desenvolvimento e integração fronteiriça Brasil-Uruguai. Nesse sentido, a experiência européia foi relatada pelo Consultor Sr. Juan de Dios Garcia Serrano – experto en Dirección estratégica de organizaciones y territorios, Gestión del Conocimiento, Dirección de procesos de gestión del cambio  y especialista internacional en el campo del desarrollo de la Economía Social tanto en España, América Latina y Magreb. Consultor de proyectos de la Alianza Cooperativa internacional (ACI), Banco Interamericano de Desarrollo (BID), Banco Centroamericano de Integración Económica (BCIE), Corporación Andina de Fomento (CAF), Unión Europea (UE), Naciones Unidas.

A Universidade Federal de Pelotas representada pelo reitor prof.Antonio Cesar Borges expôs a experiência da Universidade ao longo dos últimos vinte anos, que tiveram inicio com a atribuição do Tratado da Lagoa Mirim, a criação da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim – ALM, a criação do Centro de Integração do Mercosul, a implantação da UNIPAMPA, o recém inaugurado Núcleo de Estudos Fronteiriços, além destes, foram apresentados os projetos para os próximos anos, como: a Hidrovia do Mercosul, o Pólo Multicultural UFPEL-MERCOSUL, nas antigas dependências da cervejaria Brahma e as Unidades Fronteiriças de Saúde – Rede Binacional de Saúde Brasil-Uruguai.

 

Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel sedia encontro entre instituições brasileiras e uruguaias

16 de Novembro de 2011

O Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul/UFPel na fronteira Santana do Livramento-Rivera será sede, no próximo dia 22 de novembro, do encontro entre a Assessoria Superior do Governador do Estado do Rio Grande do Sul/Coordenadoria de Relações Internacionais, professores e técnicos da Universidade Federal de Pelotas, representantes do Programa de Desenvolvimento Local – ART do Uruguay e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

A agenda de trabalho prevê a apresentação das principais ações e projetos das instituições, voltados para o desenvolvimento e a integração fronteiriça, em especial a fronteira Brasil-Uruguai, com vistas a elaboração de projetos futuros entre as instituições. Na oportunidade a UFPel estará representada pelo reitor, professor Antonio Cesar Borges, além dos professores Erico Kunde Correa e Maurício Pinto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços.

O governo do Estado do Rio Grande do Sul será representado pelo assessor superior do governador para a agenda de cooperação e relações internacionais, Tarson Núñez. O Programa de Desenvolvimento Local – ART e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, no Uruguai, será prepresentado por Juan de Dios Garcia Serrano.

Também participam dos trabalhos técnicos das Intendências de Cerro Largo e Artigas, representantes da Agência de Desenvolvimento de Rivera e Cerro Largo, professores da Universidad de La República-UDELAR e do Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI).

 

1ª Conferência Binacional de Cultura Santana do Livramento

26 de Outubro de 2011

Será realizada, na fronteira Livramento-Rivera, no dia 3 de novembro, às 14h, a 1ª Conferência Binacional de Cultura das Cidades Gêmeas – Sant’Ana do Livramento/Brasil e Rivera/Uruguai.
Entre os objetivos do evento está o desenvolvimento e discussão de políticas públicas de cultura para a área de Fronteira no âmbito das cidades gêmeas. Os eixos a serem desenvolvidos são:

1) Cidadania e Diversidade Cultural
2) Economia Criativas
3) Audiovisual
4) Patrimônio Cultural
5) Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas
6) Expressões artísticas
7) Cultura afrodescendente
8 ) Fomento.
A conferência é organizada pela Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e Comissão Binacional de Cultura, contará com as presenças de Margarete Morais, representante da Regional Sul – MINC/Brasil e de Alejandro Gortazar, representante do MEC/Uruguai, abordando o tema: Diretrizes do MEC e do MINC em relação à integração cultural entre Brasil e Uruguai, com enfoque em Cidades Gêmeas.

O Núcleo de Estudos Fronteiriços/Centro de Integração do Mercosul/UFPel, integrante da Comissão Binacional de Cultura Brasil-Uruguay, participa da organização do evento.

Convite

 

Núcleo de Estudos Fronteiriços divulga concurso internacional

19 de Outubro de 2011

O Núcleo de Estudos Fronteiriços-Centro de Integração do Mercosul /UFPel está divulgando o Concurso Internacional de Ensayo sobre el Pensamiento de José Enrique Rodó.

Veja o regulamento nos arquivos
carpeta_concurso1
concurso-internacional

 

 

UFPel prestigia 7 de Setembro na Fronteira da Paz

12 de Setembro de 2011

No último dia 7, a Universidade Federal de Pelotas e o Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul se fizeram presentes no desfile cívico em Sant’Ana do Livramento.

O ato foi realizado em conjunto com o Polo Municipal de Educação a Distância, que abriga cursos de várias universidades, dentre elas a UFPel.

 

Oficina de Gestão de Entidades Sociais

Instituição promotora: Associação Santanense do Deficiente Físico

Objetivos: Qualificar a gestão das entidades sociais a fim de aprimorar o serviço prestado.

Metodologia:
Módulo I – Introdução ao Terceiro Setor e recursos Humanos, dia 19/08, às 19 horas;
Módulo II – Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos, dia 20/08,
das 09h às 12h e 14h às 17h;
Módulo III – Marketing, dia 02/09, às 19 horas;
Módulo IV – Planejamento Estratégico, 03/09 das 09h às 12h e 14h às 17h.

Local: Núcleo de Estudos Fronteiriços, Duque de Caxias nº 1759.
Inscrições: 3242 1712 – assandef@v-expressa.com.br (Carlos Nilo)

Organização: ASSANDEF – Associação Santanense do Deficiente Físico
Apoio: UFPel, Centro de Integração do Mercosul e Núcleo de Estudos Fronteiriços

HAMLET de SHAKESPEARE
FREE ato único
Unipessoal: PABLO BENZANO
Dramaturgia e direção: MICHEL CROZ
Part.especial: CORVUS

OFICINA TEATRO Independente

SETEMBRO 2011

7 e 8
SALA CULTURAL ANTEL
RIVERA – UY

9 e 10
NÚCLEO ESTUDOS FRONTEIRIÇOS
LIVRAMENTO – BR

Programação

 

Secretário de Desenvolvimento Regional do MIN visita Núcleo de Estudos Fronteiriços

2 de Agosto de 2011

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), instalou no dia 29 de julho, em Santana do Livramento, o Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul.

Saiba mais

 

Primeira turma do PROERD BINACIONAL em nível mundial recebe diplomas

28 de Julho de 2011

Autoridades policiais e civis do Brasil e do Uruguai estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (27), em Santana do Livramento, para a solenidade de formatura da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD Binacional Currículo para Adultos. A solenidade ocorreu no Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, e contou com a presença do reitor Cesar Borges.

Saiba mais

 

Formatura Proerd Binacional – 27/07

 

1º Seminário Agroindústrias de Produtos de Origem Animal – Desafios e Oportunidades

 

8ª Bienal do Mercosul – 27/06 à 24/07/2011

 

Curso Binacional do Proerd – 14/06 à 12/07

 

Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, em Livramento, recebe artista da 8ª Bienal do Mercosul

27 de Junho de 2011

O artista mexicano Sebastián Romo está em Santana do Livramento desde o dia 10 de junho para produzir uma obra de arte especialmente para a 8ª Bienal do Mercosul.

Saiba mais

 

Curso Binacional do Proerd em Santana do Livramento

Com o intuito de aumentar a rede de proteção junto a fronteira da Paz, o 2º R P Mon em Santana do Livramento desenvolverá o 1º Curso de Prevenção de Drogas Binacional a ser desenvolvido em parceria entre a Brigada Militar e o Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços- Santana do Livramento.

Saiba mais

 

Semanaa 2011 da Unipampa. Workshops, Oficinas, Mini-cursos, palestra Acadêmics e debates.

De 13 a 17 de junho, inscrições de 10 a 13 de junho.

 

II Seminário Internacional Permanente: Universidade e Integração Fronteiriça
A importância da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento fronteiriço.

Dias 25, 26 e 27 de maio de 2011, no Centro de Integração do Mercosul da UFPel.

 

Saraus, Tertúlias e Oficinas no Núcleo de Estudos Fronteiriços / UFPel
Reuniões quinzenais às segundas-feiras, às 20h.

 

Oficina de Desenho Gratuito no Núcleo de Estudos Fronteiriços / UFPel
Duração de 4 meses.

 [Voltar]


Publicado em 07/05/2012.