2011 – Atividades do curso de Relações Internacionais

I Semana acadêmica de Relações Internacionais

Será realizada entre os dias 24 e 28 de outubro I a Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais da UFPel. O tema desta será ‘20 anos do Mercosul0′,  apresentado através de palestras e atividades delimitadas pelos seguintes sub-temas:

· Mercosul: História e Desenvolvimento
· Mercosul: Economia e perspectivas
· Mercosul: Política interna e externa
·Mercosul: Estruturas Jurídicas e Papel da Lei (Direito da Integração)
· Mercosul: Integração Internacional e Relação com outros Blocos Econômicos.

Além disso, haverá espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos. As inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos já estão abertas e vão até o dia 11/10.
As inscrições, seja para apresentação de trabalhos acadêmicos ou para participação no evento, podem ser feitas pelo blog do evento semanariufpel.blogspot.com, onde também podem ser obtidas todas as informações sobre o evento. Contatos pelo e-mail semanariufpel@gmail.com
O evento contará com a presença de convidados nacionais e internacionais, renomados estudiosos do tema.

Projeto ConjuntuRI debaterá o 11 de Setembro

5 de Setembro de 2011

O curso de Relações Internacionais realizará a 3ª edição do projeto de extensão ‘ConjuntuRI – Análise de Conjuntura das Relações Internacionais’, que visa trazer para as comunidades acadêmica e em geral assuntos relevantes e atuais oriundos das relações internacionais, promovendo o debate e o entendimento sobre estes temas.

O evento é composto por três partes: 1º – apresentação de dados gerais sobre o tema abordado (dados economicos, políticos, históricos, geográficos e culturais), que é feita por uma comissão de pesquisa composta por acadêmicos do curso de Relações Internacionais; 2º – palestrantes, com 20 minutos de explanação; e 3º – debate entre os presentes.

O tema desta edição será ‘11 de Setembro – dez anos depois’, com os professores Jabr Omar, doutor em economia e palestino de nascença; Luciana Ballestrin, doutora em Ciência Política pela UFMG; e a professora Paloma Corrêa, mestre em Direito Internacional pela London School of Economics.  A proposta é discutir as mudanças que ocorreram no mundo após o 11 de Setembro de 2001, enfatizando as mudanças nas áreas políticas, econômicas e também ocorridas no âmbito do Direito Internacional Público. Além disso, haverá um amplo espaço para debate, que será o principal objetivo da noite, no qual os presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes e manifestarem suas opiniões.

O encontro ocorrerá na segunda-feira (12) no auditório da Faculdade de Direito da UFPel, às 19h. A entrada é franca.

Alunos do Curso de Relações Internacionais da UFPel participam do II EERRI

Os estudantes de Relações Internacionais da UFSM realizaram de 17 a 21 de setembro de 2011 o II Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. O evento aconteceu em Santa Maria – RS e um grupo de mais de 30 alunos do Curso de Relações Internacionais da UFPel esteve presente.

O EERRI tem como objetivo fortalecer os laços entre os estudantes de Relações Internacionais de toda a região sul. A importância da participação dos alunos em eventos desse porte é a aproximação que se tem com os temas que estejam diretamente relacionados com a carreira de internacionalista, possibilitando a troca de experiências entre todos.

UFPel no XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais

Um grupo de 15 alunos do curso de Relações Internacionais da UFPel está indo para Brasília, para participar do XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais, que ocorre de 18 a 21 de maio na capital federal.

Publicado em 07/05/2012.