Notícias
  • XVIII Semana Acadêmica da Matemática (2017)

    Entre os dias 26 e 30 de junho os Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Matemática – Noturno, juntamente com o Instituto de Física e Matemática, promoveram a XVIII Semana Acadêmica da Matemática.

    Esse é um evento científico e cultural  consolidado pela comunidade acadêmica local e regional, e tem como principal objetivo a divulgação dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPel, proporcionando reflexões e discussões relacionadas ao papel do profissional que atua na área de ensino e pesquisa em Matemática, bem como o aprimoramento dos conhecimentos técnico científicos, através da interação entre os participantes, sejam eles docentes, alunos ou convidados.

    .

    .

    O evento teve como atividade inicial a palestra: Malba Tahan: contos e contas. Meu avô na intimidade, proferida pelo Prof. André Pereira Neto, neto do renomado professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. A palestra foi muito proveitosa, pois revelou aspectos da vida do personagem que não conhecíamos.

    .

    .

    Na sequência, o evento contou com minicursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, mesas redondas e relatos de experiência de alunos do curso e também egressos. Foram abordados assuntos como Trigonometria, Preconceito Escolar, Música e Matemática, discussões de Gênero, uso de materiais concretos na alfabetização matemática, formação de professores, Tecnologias para o ensino de Matemática, dentre outros.

    O evento foi considerado um sucesso pelos participantes por ter sido capaz de abordar assuntos atuais e de interesse dos alunos, envolvendo também as três áreas da Matemática: Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática. (mais…)

  • 25 anos do Curso de Licenciatura em Matemática – UFPel

    No dia 25 de junho de 2017, alunos, ex-alunos, professores e técnicos administrativos reuniram-se para comemorar os 25 anos do 1º ingresso de alunos no Curso.

    Por isso, viemos aqui agradecer a todos que estiveram presentes e confraternizaram conosco essa importante data.

    Foi muito bom recordar momentos, rever pessoas queridas e festejar com aquelas que diariamente convivem conosco.

    Obrigada aos professores que contribuíram para a locação do salão, aos que disponibilizaram o chopp, e àquelas pessoas que contribuíram com ajuda e apoio técnico e providenciaram tudo o que fosse necessário para que esse evento acontecesse.

    A universidade precisa ser mais humana, e sentimos que já estamos caminhando para isso!

    (mais…)

  • Aberta a seleção para Monitores de LEMA I do CLMD

    Informamos que estão abertas inscrições para bolsa de monitoria da disciplina de LEMA I do Curso de Licenciatura de Matemática a Distância, vinculada a projeto de ensino sob a coordenação do professor Antônio Mauricio Medeiros Alves. A bolsa está de acordo com a Resolução COCEPE 05/2014 e o Edital PRG/CPP N° 005/17, para atuação no período de  05/06/2017 a 31/12/2017 como monitor da disciplina supra citada.

    Dias de inscrição: 30/05 a 02/06/2017.

    Documentação necessária:

    (1) Ficha de Inscrição preenchida disponível junto ao edital – Edital bolsista LEMA

    (2) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso);

    (3) Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, vedada à indicação de conta poupança e/ou de conta conjunta de qualquer natureza);

    (4) Histórico Acadêmico atualizado emitido pelo COBALTO;

    (5) Termo de Compromisso, preenchido no computador e assinado – Anexo 4-Edital-005.2017

    (6) Nos casos de vaga Demanda Social, comprovação da situação de vulnerabilidade, com apresentação de comprovante de assistência por algum dos programas/bolsas de assistência estudantil geridos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Critérios de seleção: análise do Histórico e Entrevista

    Mais informações estão disponíveis no Edital bolsista LEMA

  • Projeto GAMA seleciona Bolsistas

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga abertura de edital para seleção de bolsistas.As inscrições vão até sexta-feira (02/06) as 16hs e podem ser realizadas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    A prova será realizada no dia 02/06 as 19hs.

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que o projeto GAMA é considerado um projeto estratégico da UFPel e em 2017 contará com 13 bolsistas. Ele lembra ainda que a atuação no projeto GAMA, na qualidade de bolsista, é uma ótima oportunidade de aprendizado na área de matemática e uma excelente oportunidade de contato com a prática docente, especialmente para acadêmicos de cursos de exatas e engenharias.

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Inscrições para Monitores de Matemática

    Informamos que o Departamento de Matemática e Estatística está selecionando alunos para o preenchimento de vagas no Programa de Bolsas Acadêmicas (Monitoria), de acordo com a Resolução COCEPE 05/2014 e o Edital PRG/CPP N° 005/17, para atuarem no período de  05/06/2017 a 31/12/2017 como monitores das disciplinas de Matemática.

    Dias de inscrição: 31/05 e 01/06

    Documentação necessária (se a inscrição for presencial, essa documentação deverá ser entregue no ato; se a inscrição for online, através do preenchimento do formulário online disponível em goo.gl/apKxVH, a documentação poderá ser entregue no dia da entrevista):

    • Ficha de inscrição preenchida e assinada (formulario de inscricao)
    • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
    • Cópia do cartão bancário do/a candidato/a selecionado/a
    • Histórico atualizado emitido pelo Cobalto
    • Comprovação de assistência emitido pela PRAE (necessário para candidatos a vagas de demanda social)

    Critérios de seleção: análise do Histórico e Entrevista

    Mais informações estão disponíveis no edital selecao

  • Ciclo de Palestras ao Entardecer “Professor Júlio César de Mello e Souza”

    O dia 06 de Maio foi instituído no Brasil, desde 2004, como o “Dia Nacional da Matemática”, devido ao nascimento do grande educador matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza, que escreveu inúmeros livros sob o pseudônimo de Malba Tahan.

    Considerando a importância histórica desse educador e a necessidade de divulgar o Curso de Licenciatura em Matemática, os acadêmicos do Curso planejaram o Ciclo de Palestras ao Entardecer “Professor Júlio César de Mello e Souza”, que terá periodicidade anual, sendo essa a sua 1ª edição.

    A proposta do Ciclo é divulgar uma outra visão da Matemática, em especial da Matemática Escolar, através da realização de diferentes atividades em alusão ao Dia Nacional da Matemática.

    O cronograma das atividades pode ser visualizado abaixo.

    As inscrições são gratuitas, e deverão ser realizadas no 1º dia do evento.

    As palestras ocorrerão das 18h às 19h.

    Será fornecido certificado de participação.

  • Colações de Grau 2016/2

    No último final de semana ocorreram as CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU INTERNA E EXTERNA dos alunos que concluíram os Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Matemática – Noturno da Universidade Federal de Pelotas no segundo período letivo de 2016.

    (mais…)

  • XVIII Semana Acadêmica da Matemática

    De 26 a 30 de junho de 2017 será realizada a XVIII Semana Acadêmica da Matemática.

     

    A edição deste ano será alusiva aos 25 anos do 1º ingresso de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e terá como tema “Os Desafios da Educação Matemática na Contemporaneidade”.

    .

    As atividades serão desenvolvidas no auditório da reitoria do Campus Anglo – 4º andar, nos turnos tarde e noite, e contarão com Palestras, Apresentação de Projetos de alunos de graduação e pós-graduação da UFPel, Oficinas, Mesas Redondas, Rodas de Conversas e Minicursos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

    . (mais…)