Notícias
  • Curso de Licenciatura em Matemática participa do Biênio da Matemática – Brasil

     

    Resultado de imagem para biênio da matemáticaO Brasil sediará, em 2017 e 2018, dois grandes eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018. Para potencializar esta oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no país, nasceu o BIÊNIO DA MATEMÁTICA BRASIL. Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas até o público em geral. Todos serão convidados a vivenciar experiências enriquecedoras no mundo da Matemática.

    Fonte: https://www.bieniodamatematica.org.br/o-que-e.html

     

    Dessa forma, estão sendo organizadas atividades em comemoração ao Biênio.

    Uma das atividades será realizada por alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em matemática – Noturno no próximo sábado, dia 21/10, às 10h, no Parque da Baronesa: a Matemática do Pokémon Go.

    São atividades lúdicas para todas as idades. Todos estão convidados!!!

    Mais detalhes no link http://wp.ufpel.edu.br/matematicanopokemongo/

     

    Outra atividade será o Festival da Matemática – RS. O Festival acontecerá na UNISINOS, em São Leopoldo, de 25 a 28 de outubro.

    Serão realizadas atividades com a finalidade de promover a popularização do conhecimento matemático por meio de atividades lúdicas e interativas num esforço de ampliar o interesse pela área.

    Resultado de imagem para biênio da matemática

    Mais detalhes no link https://www.ufrgs.br/festivaldamatematica-rs/

     

    Também foi criado o aplicativo DESAFIOS DA MATEMÁTICA – Um aplicativo criado para praticar a matemática todos os dias de um modo fácil, na palma da sua mão.

    Informações em https://www.bieniodamatematica.org.br/desafios-da-matematica.html

    Participe do Biênio da Matemática Brasil.

    Inscreva seus eventos e atividades e faça parte desta agenda positiva em prol da educação e do desenvolvimento do país.

     

     

  • Alteração no período de Correção de Matrículas

    Em função do desligamento da energia elétrica no Campus Anglo, no dia 11/09, o sistema acadêmico Cobalto não estará em funcionamento, impossibilitando a realização da Correção de Matrícula nesse dia.

    Por isso comunicamos a Correção de Matrículas do Curso de Licenciatura em Matemática será realizada entre os dia 12 e 15 de setembro.

    Mais informações em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/04/corte-de-energia-no-anglo-no-dia-11-indisponibilizara-servicos-na-universidade/

  • Selo de Qualidade – Guia do Estudante

     

    É com imensa satisfação que comunicamos que nosso Curso de Licenciatura em Matemática obteve 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril.

    O Curso será divulgado a partir de outubro, sendo publicado no GE Profissões Vestibular 2018, que passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

  • Informações importantes – 2017/2

     

    Prezados alunos, bom recesso a todos!

     

    Porém, é preciso lembrá-los dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico que precisam ser cumpridos.

     

    • De 01 a 04 de setembro todos os alunos precisam realizar a solicitação de matrícula através do Cobalto.

    As disciplinas vinculadas à Faculdade de Educação (Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, Educação Brasileira e Organização de Políticas Públicas – EBOPP, Fundamentos Psicológicos da Educação e Teoria e Prática Pedagógica – TPP) serão ofertadas através do Banco Universal. Como elas não possuem pré-requisito, qualquer aluno pode solicitar matrícula na turma cujo horário seja mais adequado. Em horários 2017/2 estamos sugerindo horários para EBOPP e TPP a fim de que os alunos do Curso fiquem juntos na mesma turma, mas é apenas uma sugestão.

    Quem estiver com dúvidas no momento da solicitação de matrícula sobre que disciplina cursar ou outro assunto relativo à matrícula, pode vir até a secretaria do Colegiado para solicitar conselhos, auxílio,…

    • A CRA processará as solicitações de matrícula (rodará o sistema Cobalto conforme o Regulamento) no dia 05 de setembro.
    • No dia 06 de setembro o Cobalto será liberado para a Consulta da Matrícula.
    • Caso não consigam vaga em alguma disciplina, ou desejam incluir ou excluir disciplinas em sua matrícula, ou ainda esqueceram-se de solicitar matrícula no período, devem procurar a secretaria do Colegiado, no período de 11 a 15 de setembro, para efetuarem a Correção de Matrícula.

    A Correção de Matrícula também poderá ser feita através do preenchimento de um formulário online a ser disponibilizado no período.

    • Dias 18 e 19 de setembro são os dias destinados à Matrícula Especial nos Colegiados.

    Nesse período não será possível excluir disciplinas da matrícula.

    • Dia 18 de setembro iniciam-se as aulas do 2º semestre letivo de 2017.

    Quaisquer dúvidas, entrem em contato!

    A secretaria estará aberta ao público durante todo o período de recesso acadêmico, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto dias 07 e 08 de setembro (feriado e ponto facultativo).

  • XVIII Semana Acadêmica da Matemática (2017)

    Entre os dias 26 e 30 de junho os Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Matemática – Noturno, juntamente com o Instituto de Física e Matemática, promoveram a XVIII Semana Acadêmica da Matemática.

    Esse é um evento científico e cultural  consolidado pela comunidade acadêmica local e regional, e tem como principal objetivo a divulgação dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPel, proporcionando reflexões e discussões relacionadas ao papel do profissional que atua na área de ensino e pesquisa em Matemática, bem como o aprimoramento dos conhecimentos técnico científicos, através da interação entre os participantes, sejam eles docentes, alunos ou convidados.

    .

    .

    O evento teve como atividade inicial a palestra: Malba Tahan: contos e contas. Meu avô na intimidade, proferida pelo Prof. André Pereira Neto, neto do renomado professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. A palestra foi muito proveitosa, pois revelou aspectos da vida do personagem que não conhecíamos.

    .

    .

    Na sequência, o evento contou com minicursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, mesas redondas e relatos de experiência de alunos do curso e também egressos. Foram abordados assuntos como Trigonometria, Preconceito Escolar, Música e Matemática, discussões de Gênero, uso de materiais concretos na alfabetização matemática, formação de professores, Tecnologias para o ensino de Matemática, dentre outros.

    O evento foi considerado um sucesso pelos participantes por ter sido capaz de abordar assuntos atuais e de interesse dos alunos, envolvendo também as três áreas da Matemática: Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática. (mais…)