Feeds RSS
id="post-120">

Programação do dia 12/09

No sábado, 12/09, teremos a etapa regional da Maratona de Programação. O evento ocorrerá no Campus Porto e será a maior edição até hoje, com 19 times de 5 instituições de ensino superior da região – FURG, IF-Sul, SENAC, UCPel e UFPel. A promoção é da área de Computação do CDTec e o evento conta com o patrocínio e apoio local da Imagile, software house especializada em ajudar startups a realizar suas ideias de produtos.

LOCAL
A competição ocorre no Campus Porto (Anglo), no quarto andar, Laboratórios 2 e 3.

SOBRE O DIA DA MARATONA
O dia está dividido em duas partes. Pela manhã, iniciando as 09h, temos o credenciamento, onde serão distribuídos os crachás, camisetas e certificados e, em seguida, uma sessão de aquecimento, onde os times vão competir para solucionar dois problemas. A participação não é obrigatória, mas altamente recomendável.

Pouco antes do meio-dia encerramos o aquecimento e retornamos as 13:15 para, as 14h em ponto, iniciarmos a competição. O almoço é por conta de cada um, mas os times devem garantir que estarão de volta ao campus no horário estipulado: times incompletos serão impedidos de participar e, após o início da prova, nenhum time pode ingressar. A prova se encerra as 19h. É permitido utilizar qualquer material escrito durante a prova (livros, apostilas, anotações etc) mas qualquer tipo de equipamento eletrônico é expressamente proibido – recomendamos sequer trazer celulares ou estes devem ficar com os treinadores durante toda a prova. Não há internet disponível para os competidores.

Durante a prova haverá bebidas (água, café e refrigerante) e pequenos lanches (bolachas, biscoitos) disponíveis. Se tiverem necessidades especiais, tragam sua própria comida/bebida. Ao fim da prova temos a sessão de premiação. Até as 20h estima-se que tenhamos tudo encerrado, mas pode haver algum atraso devido a problemas técnicos ou de força maior.

Se o time tem reserva cadastrado no time, pode solicitar a troca de um membro da equipe pelo reserva até no máximo um dia antes da competição (dia 11/09). Após isto trocas não são permitidas. A solicitação é feita pelo treinador.

O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO
O ambiente de programação será um sistema Linux (Ubuntu) com os compiladores usuais instalados para C, C++ e Java, em suas versões mais recentes. As IDE disponíveis serão, pelo menos, Eclipse e Geany, além de vi e emacs. Do lado do servidor, a novidade é a utilização de um serviço centralizado nacional para submissões e correções. O serviço é baseado no BOCA e roda por interface web como nos anos anteriores.

O PAPEL DOS TREINADORES
Não é obrigatório que os treinadores acompanhem seus times, mas é recomendado. Os treinadores supervisionam a competição, auxiliando na organização e, em particular, na correção de problemas quando necessário. Não é permitido nenhum tipo de contato dos treinadores com seus times durante a competição ou aquecimento, devendo estes ficar em ambiente isolado, junto dos demais membros da organização.
CRONOGRAMA
09:00 – Credenciamento e instruções
10:00 – Aquecimento
12:00 – Almoço
14:00 – Início da prova
19:00 – Fim da prova
19:30 – Divulgação dos resultados, premiação

id="post-117">

Maratona de Programação 2015

A UFPel será novamente sede regional da Maratona de Programação 2015. O evento ocorre dia 12 de Setembro nas dependências da Computação-CDTec, no quarto andar do Campus Porto da UFPel. As inscrições vão até 28 de agosto.

id="post-107">

Resultados da Maratona 2013

A sede regional da Maratona de Programação 2013 na UFPel teve 18 times inscritos, 7 da UFPel, 4 da FURG, 3 do SENAC e 4 do IFSul. O time vencedor, SucodeLaranja, composto pelos alunos do curso de Ciência da Computação da UFPel William Souza, Thainan Remboski e Lucas Xavier resolveu 5 dos 10 problemas propostos e participou da final nacional em Uberlândia. O resultado completo da sede regional se encontra no placar abaixo. Em 2014, o evento ocorrerá na FURG, em Rio Grande.
Placar 2013
id="post-113">

Maratona de Programação 2013

Confira o placar, atualizado a cada meia hora. (link atualizado)

A Universidade Federal de Pelotas sediará a etapa regional da XVIII Maratona de Programação. A Maratona de Programação, promovida pela SBC, é parte da etapa regional sulamericana da ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), onde times de alunos de graduação e pós-graduação na área de computação e afins competem para solucionar problemas de programação.

A sede regional na UFPel receberá times interessados de toda região. Se você precisa de ajuda para iniciar sua participação, entre em contato.

Datas importantes

Etapa regional: 14 de Setembro de 2013
Final nacional: 8 e 9 de novembro de 2013

Programação do dia 14/09

09:00 – Credenciamento e instruções
10:00 – Aquecimento
12:00 – Almoço
14:00 – Início da prova
19:00 – Fim da prova
19:30 – Divulgação dos resultados, premiação