Início do conteúdo
LIFE

O Laboratório Virtual Multilinguagens é parte do projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel.

O LIFE – Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores, da CAPES, consiste na união de subprojetos que visam

promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação – TICs e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.(EDITAL LIFE, 2012)

O Programa é composto por três subprojetos, propostos por diferentes áreas do conhecimento: (a) Brinquedoteca, pela Pedagogia, em conjunto com Artes Visuais, Ciências Biológicas, Dança e Teatro. (b) Laboratório de Ensino de Biologia e de Química, pela Biologia e Química. (c) Laboratório Multilinguagens, pela Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Pedagogia a Distância, Formação de Professores em Língua Espanhola, em conjunto com História e Filosofia.

O LIFE conta com financiamento da CAPES, já em execução, para compra de material permanente, e é parceiro de outros programas da CAPES, como PET, PIBID, UAB, NOVOS TALENTOS e outros para o apoio de material de consumo. Em sua natureza, o LIFE busca apoiar e capacitar diferentes ações e projetos das licenciaturas envolvidas.

O LVM é parte do LAM – Laboratório Multilinguagens, e visa divulgar materiais e metodologias aplicadas ao Ensino de Matemática, História, Filosofia, Língua Espanhola e outras áreas que componham os cursos de Pedagogia e Educação do Campo.