Início do conteúdo

PPGD/UFPel e LIBERTAS promovem palestra e lançamento de livro de Marcos Rolim

O Programa de Pós-Graduação da FD/UFPel – Mestrado em Direito e o Programa Libertas promovem, no dia 10/05/2017, às 19h, palestra e lançamento do livro “A Formação de Jovens Violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema”, de Marcos Rolim.

O evento também contará com a presença da Defensora Pública do Juizado da Infância e Juventude de Pelotas, Adriana Bitsck Rodrigues, que irá expor sua experiência com a realidade regional dos adolescentes em conflito com a lei.

O evento é totalmente GRATUITO.

A Formação de Jovens Violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema:
“Violência é tema cotidiano. Todos têm opinião formada sobre tudo que lhes diz respeito. Mas ao contrário do que talvez ocorra quando se trata da seleção brasileira, a média das teorias populares não corresponde a uma compreensão razoável do fenômeno, assim como as propostas práticas dedutíveis das opiniões correntes tampouco são efetivas e justas. Em outras palavras, para solucionar um problema e mudar uma realidade indesejável, é preciso intervir racionalmente, o que requer o conhecimento da realidade que se deseja transformar. Conhecer significa libertar a consciência de preconceitos, clichês e impressões do senso comum. Ao subestimar a produção acadêmica de conhecimento, políticos, profissionais da área e autoridades têm se mostrado incapazes de lidar com o desafio da criminalidade violenta. Ao ignorar o trabalho acumulado na universidade brasileira e internacional, a sociedade, inspirada pelo medo e pelo sentimento de vingança, adere a visões simplificadas, unilaterais e profundamente equivocadas, o que a leva a tornar-se cúmplice involuntária da reprodução ampliada da violência que gostaria de reduzir. Eis aí o resultado: nosso país é refém de uma tragédia: a cada ano, 56 mil pessoas são assassinadas, sobretudo jovens. E são também majoritariamente jovens do sexo masculino os autores desses crimes. Por que os jovens? Por que uns e não outros? Que fatores concorrem para a formação do jovem violento? Sem responder de modo consistente a essas perguntas, como formular políticas públicas efetivas? Por isso, o alcance desta obra transcende os limites da comunidade acadêmica. Ela sugere novos ângulos para abordar essas e outras questões decisivas e pode ajudar o conjunto da sociedade a trocar as lentes de seus óculos impotentes, revogados pela complexidade do real. O autor, Marcos Rolim – um dos mais importantes pensadores brasileiros e uma das mais respeitadas referências na luta por direitos humanos –, é garantia de inteligência e compromisso com o rigor acadêmico e com os valores sem os quais nenhuma ação positiva prospera, nenhum conhecimento útil pode ser produzido. Para quem leva a sério o estudo do fenômeno multidimensional que denominamos violência e a reflexão sobre as mudanças necessárias, este livro é indispensável.”

Para mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/events/1347803941951448/
Para mais informações sobre o livro:
http://www.editoraappris.com.br/produto/a-formacao-de-jovens-violentos-estudo-sobre-a-etiologia-da-violencia-extrema

Publicado em 03/05/2017, na categoria Novidades.