3. Projeto Arqueologia, Educação Patrimonial e História Indígena em Pelotas

Através desse projeto articulam-se as ações educativas do laboratório destinadas ao público escolar e à população em geral. Recebem-se visitas de escolas nas dependências do laboratório, onde é mantida uma pequena exposição didática, e são realizadas palestras e mostras de material arqueológico. São realizadas também visitas guiadas de turmas de alunos de escolas de ensino fundamental e médio nos sítios arqueológicos pré-coloniais da cidade. As atividades educativas são realizadas no sentido de aproximar o público da arqueologia, trazendo à tona discussões como o que é arqueologia, qual o papel do arqueólogo no mundo moderno, onde se localizam os sítios arqueológicos e qual o seu significado, tanto para a história da região de Pelotas, como para o presente das pessoas. Enfim, através de práticas educativas, pesquisadores, professores e alunos da UFPEL e de escolas públicas, de todas as idades entram em contato, conversam, debatem e compartilham ideias sobre a arqueologia e o patrimônio cultural local.

 

Ação educativa na Escola Municipal de Ensino Fund. Wilson Müller (4º distrito- Colônia Triunfo, Pelotas-RS), julho de 2011. Foto: Acervo LEPAARQ.

Exposição temporária realizada na Praça Coronel Pedro Osório durante campanha de escavação arqueológica em 2005. Foto: Acervo LEPAARQ.

Visita guiada de turma de alunos da UFPEL ao Cerrito PSG-02, em novembro de 2011. Foto: Acervo LEPAARQ.