Notícias
  • Educação e construção do conhecimento

     O autor promove um debate entre os modelos empirista, apriorista e construtivista do conhecimento e analisa seus reflexos na sala de aula, apresentando argumentos favoráveis a este último. A perspectiva construtivista valoriza alunos ativos, responsáveis, que podem fazer perguntas, construir conhecimentos, argumentar.Esta obra constitui-se em uma contribuição importante para a educação ao passo que possibilita análises e discussões sobre as formas de atuação pedagógica do professor e defende um ensino menos passivo e resignado.

  • “Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) ambientais e coletivos educadores”

    “Este livro oferece um conjunto de reflexões que fazem sua contribuição para o esforço de edificar sociedades democráticas, que vem se agregar às várias formas e inúmeras iniciativas distribuídas em toda a nossa sociedade. Foi construído de forma colaborativa, numa demonstração de união da educação ambiental brasileira e de seu compromisso com a democracia participativa.”

    Indicação de  leitura do capítulo sobre pertencimento (p.245).

    Disponível em  http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros.pdf.